Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÁRIA
Fetaesc formaliza e amplia parceria com Crédito Fundiário
WhatsApp

26 de Novembro de 2014


Soraya Brandão
TEMAS RELACIONADOS:
política agrária

Na perspectiva de fortalecer o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) em Santa Catarina, foram firmados ontem (25), pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), Convênio - no valor de R$ 880 mil - e Acordo de Cooperação Técnica, que visam a formalização e ampliação das ações de mobilização, divulgação, qualificação das famílias e o acompanhamento das propostas de Crédito Fundiário no estado.

A capacitação de jovens e mulheres rurais, para o acesso ao programa e às demais políticas do governo federal, também estão previstas nas ações pactuadas com a Federação.

Para o coordenador de Jovens e de Agrária, Adriano Gelsleuchter, a parceria firmada vem fortalecer ações importantes para o processo de consolidação da agricultura familiar. "Nas atividades de mobilização é que percebemos o interesse da juventude em permanecer no campo, pois 70% do público que participa dos eventos, realizados pela Federação, são jovens interessados em adquirir terra pelo Crédito Fundiário, o que demonstra a importância deste programa para as sucessão e protagonismo da juventude no campo", concluiu.

A formalização da parceria ocorreu na sede da Fetaesc, em São José (SC), com as presenças do secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida; do presidente da federação, José Walter Dresch; do coordenador de Jovens e de Agrária, Adriano Gelsleuchter; da coordenadora de Mulheres, Agnes Weiwanko; de diretores e colaboradores da federação.



Renovação do acordo Também nesta terça-feira, o MDA e o governo de Santa Catarina assinaram a renovação do Acordo de Cooperação Técnica que permite ao Estado executar o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Com vigência de três anos, o Acordo estabelece as condições e diretrizes necessárias para a operacionalização do programa, possibilitando aos agricultores e agricultoras familiares catarinenses - sem terra ou com pouca terra - à aquisição de propriedade rural por meio do Crédito Fundiário.

Na opinião do secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, a descentralização da execução do PNCF, prevista no Acordo, permite uma maior articulação das políticas públicas de apoio à agricultura familiar. "O ganho com esse modelo de operacionalização é do beneficiário do PNCF, que passa a ter à sua disposição um conjunto de ações, projetos e políticas de inclusão e desenvolvimento que são oferecidas em outras esferas de governo", completou.

O secretário estadual de Agricultura e da Pesca de SC (SAR), Airton Spies, reafirmou a importância do programa de Crédito Fundiário para a agricultura familiar em SC. "Temos no estado uma estrutura fundiária com predominância de pequenas propriedades. São mais de 11 mil famílias beneficiadas pelo PNCF e pela Reforma Agrária que contribuem, de forma significativa, para o desenvolvimento do meio rural e na manutenção do sistema familiar de produção. Com ações como esta, reafirmamos nosso compromisso com os agricultores catarinenses, completou Spies.

O ato de assinatura ocorreu na sede da Secretaria Estadual de Agricultura e da Pesca, em Florianópolis, com a participação dos secretários da SRA/MDA e da SAR/SC; do diretor do PNCF, Francisco Ribeiro Filho; e do coordenador da Unidade Técnica Estadual de SC, Hilário Gottselig. FONTE: Assessoria de Comunicação da SRA/MDA - Soraya Brandão



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico