A Fetaes e a Subsecretaria de Reordenamento Agrário - SRA, da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil/PR realizam nesta terça-feira (24), no auditório do Sintraconst , em Vitória, o Seminário Estadual sobre as novas regras do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). As atividades do Seminário estão sendo coordenadas pela Secretaria de Política Agrária da Fetaes e da CONTAG.
A abertura contou com as presenças do presidente da Fetaes, Julio Mendel, dos diretores Leomar Waiandt e José Izidoro; da secretária de Jovens da CONTAG Mônica Bufon e do secretário de Política Agrária da Confederação Elias Borges, da subsecretária de Reordenamento Agrário Raquel Santori, do delegado federal da Sead Rafael Lima, do coordenador da UTE Juliano Barbosa, e do secretário de Agricultura do estado Ideraldo Lima.
O público-alvo do encontro são os dirigentes e técnicos dos Sindicatos e empresas da rede de apoio do PNCF no estado.
O objetivo principal é atualizar sobre as novas regras do programa e deliberações de ações para o movimento sindical atuar no próximo período em relação à consolidação do programa no estado.
O PNCF passou por uma reformulação em seus subprogramas e atualização de valores, tetos, juros, bem como do fluxo dos procedimentos e encaminhamentos.
De acordo com o secretário de Política Agrária da Fetaes, Leomar Waiandt, esse encontro vai permitir uma capacitação final sobre as alterações do programa a todos os envolvidos com a sua implementação no estado do Espírito Santo.
Programação
A programação contou com abertura política às 9 horas, seguida da primeira mesa com a pauta “As novas regras do PNCF, Legislação e Resolução do CMN”, com a subsecretária de Reordenamento Agrário, Raquel Santori.
A partir das 13 horas, a subsecretária de Reordenamento Agrário, Raquel Santori, e o secretário de Politica Agrária da Federação, Leomar Waiandt, apresentam o Manual Operativo da SRA sobre o PNCF e Metas para o estado. Às 14h30, a programação prossegue com debate e encaminhamentos com a contribuição do diretor da Contag Elias Borges. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES - Roberta Pelissari