Acesso a crédito e assistência técnica estão entre as parcerias assinadas no 32.º Show Rural
Durante a 32ª edição do Show Rural Coopavel, a FETAEP (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná) assinou novos convênios que irão beneficiar as famílias de agricultores. O primeiro foi com a Cresol, com objetivo de garantir acesso a crédito para quem vive no campo. A partir de agora, o atendimento da Cresol será ampliado para 310 municípios do Paraná, onde os agricultores familiares poderão solicitar o crédito por meio dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados à FETAEP.
Essa parceria foi desenvolvida com foco em atender melhor o agricultor familiar. O resultado será mais agilidade para obtenção do crédito rural e, consequentemente, mais qualidade de vida no campo, destaca o presidente da FETAEP, Marcos Brambilla. O convênio irá fortalecer o acesso ao crédito rural para os pequenos e médios municípios. Vamos atender quem precisa e ampliar o acesso a todas as linhas do crédito rural, especialmente as destinadas aos jovens e as mulheres. Precisamos fortalecer ainda mais o empreendedorismo para esses dois públicos. Para manter o jovem no campo, sabemos que é necessário oferecer oportunidades para que ele possa diversificar as suas atividades e melhorar a renda, diz Brambilla.
Para o presidente da Cresol, Alzimiro Thomé, essa parceria proporcionará o desenvolvimento da agricultura familiar por meio do crédito. Vamos atender um número maior de agricultores e ampliar o acesso ao crédito rural no Paraná. Estamos preparados para atender todas as demandas do agricultor familiar, com diferentes linhas de crédito. A primeira proposta foi concretizada logo após a assinatura. A agricultora Maria Lúcia Martins Zeni, de Capitão Leônidas Marques, apresentou um projeto para custear a safra de trigo. Ela vai plantar cinco alqueires de trigo, que lhe custará um investimento de R$ 25 mil. Cerca de R$ 19 mil serão financiados pela Cresol. A facilidade para financiar parte desse sonho me motivou a seguir em frente, comemora.
Outra novidade, foi a assinatura do convênio com a Ceasa (Centrais de Abastecimento Paraná). A iniciativa prevê a instalação de uma estrutura de atendimento ao agricultor familiar na Ceasa de Curitiba e, na sequência, nas outras unidades em Cascavel, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. Dentre os serviços que serão oferecidos estão os relacionados à Previdência, PRONAF, CCIR, CAR e COBAN. O horário de atendimento será das 4h às 12h.
Durante o Show Rural, a FETAEP, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural Iapar-Emater, também se reuniu com os representantes da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER) para apresentar os trabalhos realizados em prol dos agricultores familiares no Paraná. A ASBRAER é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos com 30 anos de trabalho na integração e intercâmbio das 27 entidades estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Com trabalho realizado a partir de iniciativas políticas e planejamento, a associação leva qualidade de vida para o campo.
Há 15 anos a FETAEP tem papel fundamental na participação em um dos maiores encontros da agricultura do país. Estamos vivendo um momento em que é necessário aprender, empreender e inovar para podermos superar alguns obstáculos que até hoje impedem a agricultura familiar de crescer e conquistar novos patamares. A FETAEP leva não só o conhecimento e a experiência, mas também proporciona que a agricultura familiar e os trabalhadores rurais tenham acesso a conhecimentos e inovações, que é o grande objetivo do evento, afirma Marcos Brambilla, presidente da FETAEP.
A FETAEP tem história no Show Rural
Muitos produtores rurais esperam o ano inteiro para investir na propriedade durante o evento. O objetivo da FETAEP ao inserir esses agricultores familiares em um ambiente cheio de novidades é incentivar a melhoria das propriedades rurais por meio de novas técnicas de produção.
Foi pensando nisso também que os preparativos para a edição de 2020 do Show Rural começaram cedo. Ainda em 2019, em reunião com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a FETAEP estruturou uma ação em conjunto com o objetivo de melhor atender os participantes do evento. Queremos otimizar o tempo do agricultor familiar no evento, para que ele possa aproveitar o máximo possível, explicou Brambilla,.
O evento está entre os três maiores do mundo e aconteceu em Cascavel, de 3 a 7 de fevereiro. A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP) participa do encontro pela 15ª vez consecutiva, com mais de 150 comitivas de todas as partes do estado somando mais de seis mil agricultores familiares. FONTE: Departamento de comunicação da FETAEP - Lucas Jensen