Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MINAS GERAIS
Fetaemg realiza encontro com representantes dos assalariados rurais
WhatsApp

28 de Maio de 2015


AssCom FETAEMG
TEMAS RELACIONADOS:
minas gerais

Estratégia é evitar que conquistas históricas dos trabalhadores se percam por causa da reforma trabalhista.

Preocupada com a situação dos trabalhadores diante da atual conjuntura, que restringe direitos trabalhistas por meio das Medidas Provisórias 664 e 665, e do PL 4330 da Terceirização, a Fetaemg realiza, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), em Belo Horizonte, um encontro com dirigentes sindicais de todas as regiões do Estado. O objetivo é debater sobre os prejuízos causados aos trabalhadores com a reforma trabalhista e traçar estratégias para tentar amenizar a situação. O secretário de Assalalriados e Assalariadas Rurais da CONTG, Elias D'Angelo Borges, participou do encontro, que julga muito importante para o aprofundamento do tema.

“A situação atual impõe ao Movimento Sindical uma mudança de postura. O que está se vendo claramente é que o trabalhador mais uma vez será prejudicado, pois direitos duramente conquistados podem se perder. Mais do que nunca o Movimento Sindical tem que se unir e estar preparado para defender os direitos dos trabalhadores. É desafio encarar essa briga, essa luta e espero que esse encontro sirva para darmos um passo importante para defender os direitos dos trabalhadores”, é o que afirma o diretor de Assalariados Rurais da Fetaemg, Pedro Mário Ribeiro.

A abertura do encontro contou com a participação do diretor de Política Agrícola e Cooperativismo Marcos Vinícius, da diretora de Finanças da Fetaemg, Maria Rita Fernandes, e representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB): José Antônio de Lacerda, representando a CTB Minas e Kátia Gaivoto da CTB Nacional, que ressaltou a importância do Movimento Sindical estar mais unido para enfrentar os desafios com uma postura mais firme e com uma visão política mais crítica.

Em seu discurso de abertura, O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, destacou a significativa representatividade dos assalariados rurais no Movimento Sindical, reafirmando o compromisso da Fetaemg em lutar pelos interesses da categoria, citando como exemplo as mobilizações de massa que resultaram em conquistas históricas, como a inclusão dos trabalhadores rurais no regime geral da previdência social. “Não podemos mais aceitar que trabalhadores e trabalhadoras percam direitos que foram conquistados ao longo da história, por meio de grandes lutas e greves que o Movimento Sindical pautou no seu dia a dia. Essas lutas propiciaram ao Movimento visibilidade notável pela postura ética e compromisso com a classe. E nesse momento, em pleno século XXI, acompanhamos com muita preocupação a postura do Congresso Nacional votando contra medidas que tiram direitos dos trabalhadores.”

Após a abertura do encontro, o professor do Centro de Estudos Sindicais (CES), José Geraldo de Santana, e também vice-presidente da CTB Goiás, iniciou sua apresentação sobre o Projeto de Lei 4330 e sobre as MP’s 664 e 665. Para chamar a atenção dos dirigentes sindicais sobre os prejuízos causados com a reforma trabalhista, o professor fez um breve histórico das conquistas, começando pelo Estatuto do Trabalhador, regulamentado em 1973.

“As Medidas Provisórias 664 e 665 representam um colossal retrocesso social. Elas alteram o seguro desemprego, a pensão por morte, o abono salarial, por exemplo. São direitos essenciais para o trabalhador e notadamente no Brasil que tem alta rotatividade da mão de obra. E agora essa mudança, sobretudo no seguro desemprego vai representar a exclusão de mais de 8 milhões de trabalhadores nesse direito, que é essencial.”

O professor argumenta ainda que caso o PL 4330 seja convertido em lei, será a maior derrota da história do Movimento Social Brasileiro, e representará no mínimo um retrocesso de 100 anos na trajetória de conquistas dos trabalhadores no Brasil.

Além da reforma trabalhista, os debates também se inserem nos acordos e convenções coletivas de trabalho e sobre importância dos assalariados no Movimento Sindical. Segundo o diretor Pedro Mário Ribeiro, a Fetaemg irá traçar encaminhamentos ao final do encontro, e um deles será construção do Coletivo de Assalariados Rurais com representantes em todas as regiões do Estado com a função de propor, junto com o Departamento de Assalariados da Fetaemg, ações em benefício à categoria.

FONTE: Assessoria de Comunicação FETAEMG - Maristela Félix



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico