Os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Minas Gerais têm a oportunidade de conhecer mais sobre a previdência rural. A Fetaemg promove a partir de hoje até o dia 19 de abril um seminário sobre o tema no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Cerca de 300 pessoas estão inscritas para o evento.
"Diante da atual conjuntura, a Federação se viu obrigada a debater questões como déficit da previdência, auxílio-doença, cadastro rural, entre outros", explicou o secretário de Políticas Sociais da Fetaemg, Marcos Nunes. Além de aprofundar no tema, os participantes têm vãoformular propostas com relação aos projetos de lei. "Queremos saber qual a posição dos sindicatos, para definir a da federação e repassar à Contag nossas propostas".
Para a secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, a iniciativa é muito importante, pois a Contag, que participa do Fórum Nacional da Previdência, deve ter um discurso que represente todos os trabalhadores e trabalhadoras do campo. "Quando sindicatos e federações se articulam, fortalecem a base da Contag", explica.
A confederação organiza um seminário nacional sobre previdência rural previsto para acontecer no início de junho. "A Fetaemg sai na frente com esse seminário regional", comenta Alessandra. Nas Federações da Bahia e Mato Grosso do Sul as discussões sobre previdência estão previstas para acontecer ainda neste mês.
Fonte: Emmanuelle Nunes