Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PLENÁRIA NACIONAL DE MULHERES
Feminismo, ameaça de perda de direitos e impactos da dívida pública são destaques dos debates sobre a atual conjuntura brasileira
WhatsApp

08 de Novembro de 2016



TEMAS RELACIONADOS:
plenária nacional de mulheres

O alto nível do debate marcou a tarde do primeiro dia da 6ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais. Foi o momento de uma ampla análise da conjuntura nacional, que incluiu o debate sobre feminismo como parte da luta do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e também sobre os impactos da Dívida Pública e da Reforma da Previdência para as agricultoras e assalariadas do campo, floresta e águas do Brasil.

O tema da primeira mesa foi “Conjuntura Nacional, Defesa da Democracia e Perspectivas para o Feminismo na Luta das Mulheres Trabalhadoras Rurais”, com o objetivo de analisar a conjuntura política no contexto pós-golpe, refletindo sobre os possíveis impactos sobre a vida das mulheres, a partir da perspectiva feminista. O tema foi debatido pela secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, pela vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carmen Foro, e pela coordenadora nacional da Marcha Mundial de Mulheres (MMM), Nalu Farias.



Alessandra Lunas destacou a necessidade da luta pela participação das mulheres nos espaços de decisão executivos, legislativos e judiciários, e isso passa pela análise do processo das eleições municipais de 2016 e dos apoios às candidaturas das mulheres trabalhadoras rurais tanto interna quanto externamente. “A grande onda conservadora e neoliberal que apoia o atual governo federal e os partidos de direita que foram majoritariamente eleitos tiraram os espaços de diálogo e de construção. Acabaram com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, estão enfraquecendo as instâncias que tratam institucionalmente as questões das mulheres. Precisamos fortalecer a nossa participação política para continuar a luta pelo nosso modelo de desenvolvimento, mais inclusivo, igualitário e solidário”, afirmou Alessandra Lunas.



Para Carmen Foro, a união entre os movimentos sociais é fundamental para fortalecer a resistência a um governo que quer retirar direitos dos(as) trabalhadores(as), que sustenta um projeto reacionário. “Temos que repensar as formas de luta, pois o cenário é diferente, não há diálogo: eles nos mostram com cada decisão que não querem diálogo com os trabalhadores, com os estudantes, com os movimentos sociais”, apontou a vice-presidente da CONTAG. Nalu Farias reforçou as palavras de Carmen Foro e acrescentou que as mulheres se mostram cada vez mais como sujeitos fundamentais da luta política, assim como os(as) jovens. “A luta contra o machismo, o racismo, a homofobia e todos os tipos de desigualdade passa obrigatoriamente pela luta contra o atual modelo social e econômico patriarcal, onde tudo, inclusive as mulheres são propriedade, são mercadoria.”, afirmou.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA E A DÍVIDA PÚBLICA

As consequências da dívida pública e da Reforma da Previdência para a vida das mulheres trabalhadoras rurais foi o tema da segunda mesa de debates. Para falar sobre esse assunto foram convidadas a secretária de Terceira Idade da CONTAG Lúcia Moura, a economista e representante do movimento pela Auditoria Cidadã da Dívida Gisela Colares e a representante do Dieese Lilian Arruda Marques. A dívida dos estados e da união impactam os orçamentos dos governos e são usados como justificativa para cortes abusivos em políticas públicas e investimentos no nosso país, como já estamos vivenciando nos cortes do Bolsa Família, no sucateamento do SUS, no corte de bolsas universitárias e em diversos outros setores.

Gisela Colares explicou o que é a dívida pública e como os governos federais e estaduais têm desviado dinheiro que deveria ser utilizado para investimentos em saúde, educação, segurança e obras públicas para pagar dívidas para bancos. A especialista demonstrou que os juros dessas dívidas são abusivos e que não há transparência sobre os empréstimos e sobre quem são os beneficiados com o pagamento de bilhões de reais que vêm do povo brasileiro. Colares reformou a necessidade de lutar por uma auditoria da dívida pública feita com a participação da sociedade para garantir que todos os aspectos da dívida sejam esclarecidos.



O pagamento dessa dívida é a justificativa do governo federal para executar cortes de gastos em áreas fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, como educação, saúde, cultura. A PEC 55 (que era a PEC 241 quando tramitava na Câmara dos Deputados) e a Reforma da Previdência são medidas para “garantir orçamento” para o Brasil, mas à custa dos trabalhadores e trabalhadoras , e para pagar dívidas obscuras para bancos. Sabemos que existem diversas formas de garantir orçamento para investimento no desenvolvimento do nosso país, como o combate à corrupção, à sonegação de impostos, a taxação de grandes fortunas, a taxação de indústrias como a dos agrotóxicos, a reforma política com alteração dos benefícios para políticos, que drenam bilhões de reais do PIB brasileiros.

A secretária da Terceira Idade da CONTAG, Lúcia Moura apontou como a Reforma da Previdência Social, tal como foi desenhada pelo governo Temer, será prejudicial para toda a classe trabalhadora, mas especialmente para as mulheres rurais: o aumento da idade mínima para 65 anos significa que as trabalhadoras rurais terão que trabalhar por mais dez anos para conseguir o direito a ter um benefício que hoje é equivalente ao salário mínimo (mas com a desvinculação do aumento dos benefícios previdenciários ao aumento do salário mínimo, em breve os/as aposentadas receberão menos do que isso). “É preciso levar em consideração que, no campo, a vida de trabalho começa mais cedo que na cidade, ainda na adolescência, e se dá em condições muito duras, debaixo de sol e chuva, todos os dias da semana. E há ainda o trabalho na casa e o cuidado dos filhos”, lembra Lúcia. “Não aceitaremos esse retrocesso para as trabalhadoras rurais”, completou. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico