A 3ª Edição da Feira da Agricultura Familiar no Estado de Minas Gerais (AgriMinas) começa hoje (10), em Belo Horizonte. Ela terá como foco a segurança alimentar. O evento vai até o próximo domingo, dia 13, e é promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Minas Gerais (Fetaemg), em parceria com a Contag.
O objetivo da feira é mostrar a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos no País. Hoje, o segmento representa 70% da produção total. "Vamos mostrar às autoridades dos governos federal e estaduais que a agricultura familiar é capaz de reduzir a diferença do déficit que se tem hoje na produção de alimentos. Queremos mostrar que podemos produzir com qualidade para o consumidor brasileiro", destaca o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva.
Durante os quatros dias do evento, a expectativa é receber mais de 30 mil pessoas. A feira contará com a participação de 114 empreendimentos familiares, entre associações, cooperativas e produtores de 95 municípios do Estado de Minas Gerais.
Muitos agricultores participarão pela primeira vez da feira. É o caso de Admilson Rodrigues dos Santos, 33 anos. Ele faz parte da comunidade Sapata, localizada no baixo Jequitinhonha, no município de Almenara/MG. Ao todo, são 40 famílias que vivem na comunidade e produzem por semana cerca de 200 kg de farinha e biscoitos para comercialização local.
Para Admilson, a importância da AgriMinas é a divulgação de produtos dos assentamentos rurais. "Na minha opinião, a gente está agregando valor, mostrando os nossos produtos na cidade e dessa forma, mantendo as nossas famílias no campo", afirma. No evento, além de produtos da agricultura familiar, os visitantes também poderão conferir peças em artesanato para decoração feitas de palha e bambu e utensílios, em madeira e pedra-sabão. FONTE: Andrea Povoas