A 37ª Caminhada da Seca marcaram um ato de muita fé e reflexão, ao lembrar o sofrimento de milhares de agricultores e agricultoras familiares, que na seca de 1932 foram enganados pelos governantes com promessas de trabalho e acabaram aprisionados em um Campo de Concentração. Na época, milhares de pessoas morreram por fome, sede e doenças.
Nesta 37ª Caminhada, realizada no domingo, 10 de novembro, que aconteceu no município de Senador Pompeu, aproximadamente 10 mil pessoas saíram antes de 5 da manhã em peregrinação por sete quilômetros, entre a Igreja Matriz de Senador Pompeu e o antigo Campo de Concentração, onde foram mantidas as pessoas para que não pudessem chegar em Fortaleza.
No local, ocorreu uma missa pelas almas dos trabalhadores, trabalhadoras e crianças, que morreram vítimas do descaso do poder público.
A Fetraece foi representada no ato pelo presidente, Raimundo Martins, pelo secretário de Finanças, Luiz Carlos Ribeiro, a coordenadora da Federação na Região Centro Sul/Vale do Salgado, Conceição Perulino, e a assessora da Presidência, Anísia Gomes. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Senador Pompeu, liderado pelo presidente Ivancélio Moreira e a vice-presidenta Solange Neres, também se fez presente, assim como diversas entidades, como por exemplo, o CDDH-AC e a prefeitura municipal. O evento foi organizado pela Igreja Católica.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETRAECE - Janes P. Souza