Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RIO GRANDE DO SUL
Agricultores(as) saem as ruas de Porto Alegre para cobrar medidas da estiagem
WhatsApp

30 de Março de 2023


Comunicação FETAG-RS
TEMAS RELACIONADOS:
estiagem
fetag-rs
rio grande do sul
seca

Cansados (as) de esperar por medidas estaduais e federais para a estiagem, mais de 2.500 agricultores(as) e pecuaristas familiares vieram até Porto Alegre para cobrar dos governos as tão aguardadas e fundamentais medidas para a minimizar os prejuízos provocados pela estiagem.

A mobilização, organizada pela Fetag-RS e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais teve início às 6h da manhã, quando agricultores(as) e pecuaristas familiares desembarcam em frente à sede da Superintendência do Ministério da Agricultura. O grupo permaneceu em protesto pacífico durante toda a manhã.

À tarde, com o apoio da Brigada Militar e da EPTC, o grupo seguiu em caminhada até a Praça da Matriz, onde ficam a Assembleia Legislativa e o Palácio Piratini, sede do governo estadual. Enquanto a manifestação ordeira acontecia, uma representação da Fetag-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais foi recebida pelo governador do Estado, Eduardo Leite, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, e pelo secretário do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini.

Enquanto a mobilização acontecia em Porto Alegre, em Brasília, sob liderança da Contag, uma equipe da Fetag-RS participou de diversas audiências, dentre elas com o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, em que foi entregue a pauta do Grito da Terra Nacional e em que foi cobrado respostas para a pauta federal da estiagem. Oportunidade em que vice-presidente, Geraldo Alckmin acolheu a pauta e se comprometeu em discutir no centro de governo.

A pressão do movimento sindical ao longo dos últimos meses surtiu efeito e o governador do Estado, Eduardo Leite, fez anúncios importantes sobre a pauta da Fetag-RS a respeito da estiagem e sobre pautas futuras,

Entre os anúncios feitos pelo Governador Eduardo Leite em cima do carro de som, estão a anistia do Programa Troca-Troca de Sementes; a prorrogação do até agosto dos vencimentos para encontrar um caminho jurídico que permita a anistia do programa Troca-Troca Forrageiras, caso não sendo possível, assumiu o compromisso de ampliar o desconto que hoje é de 30%, a Fetag-RS está solicitado desconto de 90%; a criação de um grupo de trabalho formado pela Fetag-RS e pela secretaria do Desenvolvimento Rural para discutir a respeito de programas a serem implementados futuramente a exemplo de uma linha de crédito, dentro de um Plano Safra Estadual para fomentar a conservação de solo e preservação de água nas propriedades da agricultura familiar e subsidiar os juros do Pronaf.

Além de anunciar o pagamento da parcela do SOS Estiagem para agricultores que eram beneficiados e não estavam na lista, cerca de 700 famílias serão beneficiadas. O governador Eduardo Leite também assumiu o compromisso de aumentar o recurso para a realização de feiras no estado e também a ampliação da disponibilização de recursos para o Bolsa Jovem.

Depois de receber um balde de água fria, sem anúncios do governo federal, os agricultores(as) presentes na mobilização, acordaram em assembleia que dão o prazo de 15 dias para o governo federal fazer anúncios da pauta entregue, caso contrário, retornarão para a rua em pontos estratégicos do estado.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva “os anúncios do governo do estado foram importantes, atenderam parcialmente a pauta da Fetag-RS e nós continuaremos cobrando para a efetivação das medidas. Sobre o governo federal, a nossa cobrança daqui pra frente será ainda mais forte. Nossa mobilização ecoou em Brasília, mas parece que o governo não se sensibilizou e nós enquanto federação, vamos ouvir a voz dos agricultores que clamam por respostas”.

Fonte: Comunicação da FETAG-RS



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico