Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
2ª MOSTRA DAS MARGARIDAS
Expositoras falam sobre autonomia e a importância da 2º Mostra
WhatsApp

23 de Março de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
2ª mostra das margaridas



Maria de Jesus é quebradeira de coco babaçu e coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). Vive no Interior de Lima Campos, Maranhão. PRODUTOS: Azeite, farinha do babaçu e artesanato. As mulheres trabalhadoras rurais estão conquistando autonomia. A de Maria de Jesus, por exemplo, “está lá em cima!“. Agora, elas têm seu próprio negócio, produzindo e comercializando seus produtos. “O meu trabalho contribui muito para minha família. Aumentou a minha renda e dá mais visibilidade ao que é a agricultura familiar.” Graças ao seu trabalho, hoje Maria se considera uma mulher mais independente. “Essa mostra é uma prova disso.”





Luzia Antônia Apodonepa de Oliveira é indígena, trabalhadora rural, artesã e educadora em economia solidária. Vive no município de Barra do Bugres, Mato Grosso. PRODUTOS: uma diversidade de artesanatos (colares, pulseiras, brincos, cocar, maracá) de um grupo de 15 mulheres da aldeia indígena Umutina, da qual faz parte. Luzia considera a Mostra um momento “para mostrarmos nossa produção, fortalecer a gente e a nossa cultura”. O artesanato hoje é sua principal fonte de renda; a agricultura familiar, por enquanto, ainda é apenas para consumo próprio. Mas ela explica que, recentemente, fez um curso cujo objetivo foi aprender um meio de cultivar a terra com o mínimo de desmatamento. “Agora, estou focando na agroecologia para a geração de renda”, planeja. A autonomia política de Luzia vai muito bem. “Na minha comunidade, eu tenho total liberdade para trabalhar, buscar parceiros, desenvolver projetos e trabalhar com as lideranças. Sinto que eu tenho autonomia para desenvolver qualquer trabalho dentro da minha comunidade.”





Sonia Maria dos Santos é quilombola, trabalhadora rural e professora do ensino fundamental. É de Itacuruba, PE. PRODUTOS: Bordados. Para Sônia, a Mostra é um espaço onde se pode divulgar “o que a mulher do campo pode produzir em seu território. Além de trabalhadoras rurais, temos uma produção diferenciada”. E o que as mulheres do campo produzem no dia-a-dia, explica Sônia, ajuda a aumentar a renda familiar. “Eu sinto que tenho autonomia, porque eu trabalho e tenho minha própria renda. Então eu me sinto independente. Estamos trabalhando para que todas as quilombolas conquistem casa vez mais autonomia”.





Gema Gabriel Balbinot é aposentada e agricultora familiar. Veio de Monte Belo do Sul, Rio Grande do Sul. PRODUTOS: Geleias, caldas e doces cremosos (de figo, uva, marmelo, pera, pimenta e outros sabores). Esta é a primeira Mostra das Margaridas que Gema participa. “Estou muito orgulhosa de ter comparecido. Para mim é importante porque vou divulgar meu produto, em primeiro lugar, e porque estou vendendo ele.” Inicialmente, a família de Gema cultivava apenas a uva. Mas a renda proveniente da comercialização da fruta era insuficiente. “Só com uva, nós não tínhamos como sobreviver”, diz Gema. Além disso, os jovens da família começavam a demostrar indícios de que sairiam da agricultura. “Então, começamos a vender os doces e geleias [70% das frutas são cultivadas pela própria família], nos filiamos à Fetag-RS e CONTAG e começamos a entrar nas feiras”. Dessa forma, os jovens da família permaneceram no campo e hoje dividem os estudos da faculdade com o trabalho na produção dos doces da família. Com satisfação e orgulho em sua fala, Gema se considera uma mulher autônoma, independente e, acima de tudo, ativa.

Fotos: Julia Grassetti FONTE: Imprensa CONTAG - Julia Grassetti



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico