O ano de 2014 foi todo pautado por ações voltadas para a agricultura familiar e sua importância na garantia da soberania e segurança alimentar, produção de alimentos saudáveis, preservação da cultura dos povos, dentre outras reflexões essenciais para se pensar no papel estratégico desse setor.
Para fechar bem este ano, que teve atividades em todo o mundo, entre debates, seminários e homenagens, o Brasil receberá quatro importantes eventos em novembro, que acontecerão na mesma semana, entre os dias 10 e 15, e reunirão diferentes comitês que durante todo o ano trabalharam no sentido de dar visibilidade à agricultura familiar. Serão momentos de avaliação do trabalho realizado em 2014 e das ações continuadas independente do término do Ano Internacional da Agricultura Familiar Camponesa e Indígena (AIAF/CI), oficialmente estabelecido pela ONU e pautado pelos movimentos sociais do campo. “O AIAF/CI encerra como ano calendário, mas continua com desafios para implementação de políticas públicas para a agricultura familiar avançar cada vez mais em suas potencialidades”, analisa o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, William Clementino.
A série de reuniões começará com a Conferência Internacional de Mulheres, de 10 a 12 de novembro, em Brasília, onde o olhar será voltado para a mulheres no contexto da agricultura familiar, e o que ainda precisa ser feito para seguir mudando as condições delas nesse cenário, onde ainda sofrem discriminações e violências, apesar de serem grandes protagonistas no trabalho no campo.
Ao mesmo tempo, também em Brasília, acontecerá a reunião dos Comitês Latinoamericanos que durante todo o ano levaram aos espaços políticos e sociais de discussão a realidade e as necessidades da agricultura familiar nos países da América do Sul.
Outro encontro será o da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenho (CELAC), que terá como pauta as demandas da agricultura familiar dos países participantes.
CONTAG anfitriã
O último dos quatro eventos que movimentarão a semana será a reunião do Comitê Mundial do AIAF/CI, que acontecerá na sede da CONTAG nos dias 14 e 15. “Nos honra muito, enquanto movimento protagonista do AIAF, receber em nossa sede todos os países que participaram de toda a campanha realizada ao longo do ano, em um esforço coletivo pela visibilidade e fortalecimento da agricultura familiar”, afirma William.
Para ele esses esforços apresentaram bons resultados: “Nossas ações sensibilizaram os gestores públicos, a exemplo da fala da presidenta reeleita, Dilma Rousseff, no último debate do processo eleitoral, que referendou o papel da agricultura familiar do país na produção de alimentos”, destaca.
FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila