Na reta final de 2014, o Ano Internacional da Agricultura Familiar Camponesa e Indígena (AIAF/CI) segue com trabalhos, debates e avaliações. O mundo todo discute as diretrizes para o desenvolvimento da agricultura familiar, e entre hoje, dia 14, e amanhã uma dessas discussões acontece na CONTAG. É o Encontro Mundial de Mulheres e Homens Líderes Camponeses, no Marco do Comitê Consultivo Mundial do AIAF/CI), que reúne representantes de movimentos sociais de diversos países, que discutem, em inglês, espanhol e francês, a temática.
O evento iniciou nesta manhã com uma breve perspectiva global sobre a conjuntura do AIAF/CI, seguido de um trabalho de grupo que reuniu os países de mesma língua para compartilhamento dos resultados em cada um deles. Os grupos trabalham com base em um documento que fala dos resultados dos Comitês Nacionais do AIAF.
Mais tarde os participantes se dedicarão ao debate sobre as perspectivas para o pós-AIAF, e finalizarão o dia com um resumo da conversa do dia. Este debate será continuado na manhã seguinte, em mais três rodadas.
Por fim, haverá um intercâmbio das principais campanhas a serem realizadas a partir de 2015, e finalização da atividade com a aprovação do manifesto final do Encontro.
O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, William Clementino, que acompanha o evento, vê o encontro como um forte momento de definições de estratégias práticas. “Nós temos aqui a missão e responsabilidade de poder, além de avaliar, tirar linhas de ações para que possamos passar pra implementação de fato de novas políticas como resultado efetivo do AIAF/CI”, explica. Ele lembra que 2015 será o Ano dos Solos, estabelecido pela ONU assim como foi o AIAF. “Será um ano oportuno para continuarmos fomentando o que já foi alcançado no AIAF, em termos de visibilidade”, finaliza. FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila