Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AIAF/CI
Direito à Alimentação e Agricultura Familiar são temas de seminário e ato na Câmara dos Deputados
WhatsApp

26 de Novembro de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
aiaf/ci

A Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, espaço da Câmara dos Deputados que apoia o Ano Internacional da Agricultura Familiar Camponesa e Indígena (AIAF/CI) e outras iniciativas de movimentos sociais, está realizando hoje duas atividades voltadas para a reflexão da importância da agricultura familiar para a sociedade.

Durante todo o dia, até as 16h, acontece o Seminário Direito Humano à Alimentação Adequada e Agricultura Familiar: Intervenções da sociedade civil e do governo, onde parlamentares, representantes de movimentos sociais ligados ao campo e convidados debaterão sobre os avanços e desafios da agricultura familiar, não só no AIAF/CI mas também nos próximos anos. Agricultores e Agricultoras do Distrito Federal foram mobilizados pela CONTAG e FETADFE, e também marcam presença neste momento, além de uma comitiva internacional ligada a OXFAM.

A abertura do evento ocorreu pela manhã, e foi iniciada pelo presidente da Comissão, Assis do Couto (PT-PR), que em seu discurso destacou a força que vem da base e das organizações sociais para a proteção e valorização da agricultura familiar. Em seguida, o professor Dr. Julian Perez, da Universidade Federal da Fronteira Sul, especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento, fez uma apresentação sobre o sistema agroalimentar no mundo e suas características, que hoje se concentram nos produtos industrializados, de forma a mostrar o quanto a produção da agricultura familiar é importante para melhorar a qualidade dos alimentos consumidos no mundo.

Após essa introdução, foi a vez dos movimentos sociais presentes falarem sobre as demandas permanentes da agricultura familiar para seu constante desenvolvimento. A mesa deste momento foi composta por representantes da Via Campesina, Rede Ceffas, Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar (FBSSAN), Consea e CONTAG, representa por seu vice-presidente e secretário de Relações Internacionais Willian Clementino.

Willian aproveitou a oportunidade para apresentar o vídeo produzido pela CONTAG que traz depoimentos de agricultores e agricultoras sobre seu trabalho e relação com o campo. Após o vídeo, ele ressaltou “Precisamos fazer a distinção de quem produz comida e quem produz alimentos. No vídeo vemos as pessoas que produzem os alimentos, e é isso que queremos mostrar para a sociedade”.

Sobre a iniciativa do evento, Willian destaca a importância do diálogo entre movimentos e parlamento, e elogia a dinâmica proposta por esse seminário, que se diferencia do protocolo habitual da Câmara. “Pela primeira vez inverteu a ordem de apresentações, pois hoje os movimentos falam antes dos parlamentares. Geralmente falamos de nós para nós mesmos, pois eles não ficam após seus discursos. A ideia disso é que possamos falar para eles. Temos um grupo de deputados muito alinhado à agricultura familiar, mas precisamos falar sobre o tema com outros deles”.

Na parte tarde, a partir das 16h, haverá um ato público em Defesa do Direito à Alimentação Adequada e da Agricultura Familiar, que reunirá deputados, ministros e outras autoridades, a ser realizado no Hall da Taquigrafia, no Anexo 2 da Câmara.

Mostra da Agricultura Familiar

Além deste evento, a Câmara dos Deputados sediou uma pequena mostra de produtos, vídeos e outros materiais relacionados à agricultura familiar, com stands da Embrapa, CONAB, UNICOPAS e CONTAG.

FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico