Por Leonardo Sakamoto
O Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo completa dois anos e terá o seu primeiro balanço nesta quinta-feira (17), em evento na capital paulista. Lançado em 19 de maio de 2005, ele reúne mais de 100 empresas, nacionais e estrangeiras, e entidades setoriais que se comprometeram a erradicar essa forma de exploração de suas cadeias produtivas. Wal-Mart, Petrobrás e Coteminas são alguns dos signatários.
No evento, serão apresentadas as políticas adotadas pelos signatários, como a suspensão de fornecedores, rastreamento de produtos, inclusão de cláusulas contratuais, reinserção de trabalhadores resgatados da escravidão, além da capacitação de seus recursos humanos e de seus parceiros comerciais para enfrentarem o problema. Com varejistas, atacadistas, industriais e exportadores negando-se a comprar produtos que possam ter trabalho escravo na origem, o corte de custos trazido ao empresário rural pela utilização desse tipo de mão-de-obra está deixando de ser vantajoso.
A principal atividade econômica das propriedades da "lista suja" do trabalho escravo é a pecuária (62%), seguida pela produção de carvão (12%), soja (5,7%) e algodão (4,7%). Esse cadastro, mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostra os empregadores que utilizaram essa prática e serve de referência para que as empresas cortem fornecedores.
O Pacto é coordenado pelo Instituto Ethos, a Organização Internacional do Trabalho e a Repórter Brasil, responsável pelo estudo que alertou a iniciativa privada dos problemas em suas redes de comercialização.
Serviço
Seminário Nacional: "Dois anos do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo"Realização: Instituto Ethos, OIT Brasil e Repórter BrasilData:17/05/2007Horário: 8h30 às 17h30Local: Espaço Rosa RosarumEndereço: Rua Francisco Leitão, 416 - Pinheiros, SPVagas limitadas: 140 participantes (um representante por empresa ou entidade)
Comitê de Mobilização: Instituto Ethos, OIT Brasil e Repórter Brasil
Ministério do TrabalhoMinistério Público do Trabalho
Confirmação de presença e informações: Daiani Mistieri - (11) 3897-2442