Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SAÚDE
Escuta Itinerante do SUS é realizada no Amazonas
WhatsApp

28 de Fevereiro de 2013


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
saúde

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Borba/AM, participaram de uma escuta itinerante para debaterem e preencherem questionários sobre o acesso e qualidade dos serviços ofertados. A atividade é promovida a partir da parceria entre a CONTAG e o Ministério da Saúde, através da Ouvidoria Geral do SUS. “A cada escuta realizada, nos deparamos com realidades completamente diferentes”, disse o secretário de Políticas Sociais da Confederação, José Wilson.

Segundo o dirigente, no Amazonas, por exemplo, a população rural encontra dificuldades por todos os lados. Os questionários ajudam a Ouvidoria do SUS e CONTAG a diagnosticarem outras questões além dos problemas diretos com a saúde e o acesso aos serviços do SUS, acesso precário via estradas vicinais, distância e o difícil acesso das comunidades aos postos de saúde, cidades desestruturadas de infraestrutura pública, forte ocorrência de doenças por conta do clima que é muito úmido e uma mata muito densa, como a malária, mordidas de cobra, entre outros.

Conforme informações dos usuários, o município de Borba tem um hospital novo e com uma estrutura muito boa. Mas, reclamaram da falta de oferta de médicos e medicamentos, e reivindicaram um atendimento mais humanizado. “Eles enfrentam dificuldades também de acesso a outras políticas, como acesso a saneamento básico, crédito e ao benefício da Previdência Social, por exemplo. Então, fazer movimento sindical no Brasil passa essencialmente por conhecer a realidade da Amazônia”, destacou.

O secretário aproveitou para reforçar a importância dessa parceria entre a CONTAG e o Ministério da Saúde para fazer a escuta. “É fundamental que a própria Ouvidoria vá aos estados escutar o que os usuários tem a dizer. O MS tem vários instrumentos de escuta, como por telefone no número 136, e a Carta SUS. Mas, é extremamente importante esse contato direto, ver e sentir a realidade de cada população”, avaliou.

A escuta itinerante é uma ação da CONTAG articulada a uma agenda mais ampla. O próximo passo será a integração de todos os segmentos do SUS, que são os usuários, os trabalhadores em serviço de saúde, os gestores públicos e prestadores de serviço, abrangendo 19 estados, através de um projeto da Confederação conveniado com o Ministério da Saúde. O objetivo é mobilizar e capacitar para uma intervenção qualificada nos espaços de controle social do sistema e para construir as bases necessárias para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta. “Outro avanço será a pactuação, construção e instalação de 10 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest’s “Rurais”), com um olhar diferente para o campo, atuando em regiões onde predomina a mão-de-obra assalariada, produção de monocultivo e uso de veneno, e em localidades de atuação do agronegócio”, completou José Wilson.

A Escuta Itinerante do SUS no Amazonas contou com a participação da FETAG-AM, através da presidente Izete Rabelo e da diretora Juma, do secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson e uma equipe de suporte de apoio, da presidente do Conselho Nacional de Saúde, Socorro Souza, de uma equipe da Ouvidoria do SUS e de aproximadamente 80 usuários. Ainda contamos com o apoio do presidente do STTR de Borba, que disponibilizou a estrutura do Sindicato. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico