Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PARÁ
EPAFOR fortalecer a base!
WhatsApp

01 de Julho de 2016

TEMAS RELACIONADOS:
pará

Tão grande quanto a extensão territorial do estado do Pará, foi a abertura do primeiro Encontro de Práticas Formativas – EPAFOR, na noite da última terça-feira (28). Tudo isso, debaixo de um céu estrelado, cerca de 70 quilômetros de distância da capital, em um sítio no coração do município de Barcarena, chamado “No Limite”.

Bem como o nome do lugar, “No Limite”, também estava a emoção de realizar, um encontro tão diverso e ao mesmo tempo, tão unitário. Trata-se da reunião de experiências advindas de todo o canto do estado, criadas por trabalhadores e trabalhadoras rurais, com o objetivo de fortalecer e valorizar a educação popular.

Durante cinco dias (28 de junho a 02 de julho), cerca de 300 homens e mulheres, convivem diuturnamente, trocando pautas comuns e conhecimentos de forma prática, como afirma o educador Raimundo, do STTR de Gurupá: “A vida é um projeto de: faça você mesmo! A vida de amanhã, será o resultado de atitudes e escolhas feitas hoje.” A celebração do início deste encontro de educadores e educadoras teve um tempero forte, pois, cada região do estado, se apresentou, trazendo os símbolos de suas vivências: cartazes, frutas, poesias, danças... Um misto de cultura popular e saberes, que em conjunto, abriu o início da celebração dos 10 anos da “ENFOC: eu faço parte!”, no Pará. Antônio Pedro, do município de Acará, lembra da importância desta ação: “Meus caros enfocanos(as), dirigentes, associados... É de grande importância a vontade que os(as) traz. A fazer parte de uma Escola Sindical, onde retrata a história moderna e tradicional. Considero este espaço, uma identidade assumida por nós, sujeitos do meio rural.” Após esta abertura energizada, uma mesa rápida de acolhimento deu as boas vindas a todos e todas, e os(as) parabenizou pelo esforço e dedicação para estarem presentes. No EPAFOR, o dia 29, foi recheado de novidades. A começar pela leitura da conjuntura política, feita pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e pela Central Única dos Trabalhadores(CUT), que tratou não apenas questões como o ataque à democracia, mas também, da necessidade de uma profunda reforma política, perpassando pela construção de uma plataforma base que atenda os(as) rurais nas as eleições municipais de 2016. Essa reflexão coletiva, trouxe significativos elementos para os debates da tarde, aprofundando, experiências já vividas no estado, como: Caminhada da Agricultura Familiar; Mutirões Sindicais; o assalariamento rural e a tão batalhada, economia solidária.

Ao cair da noite e costurando todas essas construções, a abertura da Feira de Sabores e Saberes, trouxe um gostinho de quero mais, partilhando materiais e produtos oriundos dos processos formativos da ENFOC, entre eles, artesanatos, alimentos, licores, doces, medicina natural e tantos outros. Se a palavra de ordem no EPAFOR é troca, então este dia 30, foi a síntese desta palavra. Isto porque, em toda a manhã, rodas de conversas das mais diversas temáticas, tomaram conta da programação. As experiências práticas do MSTTR somada aos movimentos parceiros trouxeram resultados empolgantes. Para Emanuel Wamberg, colaborador da ENFOC, o Grupo de Estudo Sindical(GES), é uma necessidade. Confira: “...Temos a necessidade de termos o nosso trabalho de base. Se a gente não conseguir, pelo ou menos um GES nos assentamentos aqui presentes, eu estou duvidando da nossa capacidade de trabalhar na base. Mas também, não vamos sair fazendo GES de qualquer forma. Tem que ser planejado.” Além do grupo de GES, outras práticas riquíssimas foram apresentadas, como a Jornada Pedagógica do Marajó, que percorreu de barco, diversos municípios na região das ihas, dia após dia. Houve também as impressionantes Mulheres Arpileiras, que são artesãs contando suas histórias de luta e de vida, através do bordado; o Fórum de Educação do Campo (FORET); Sistematização da ENFOC; EFAS e a melhor idade, descortinando seus desafios e potencialidades. Ao entardecer, todos e todas, tinham um encontro especial. Foram receber o carinho da Presidenta Dilma Rouseff, em Belém. Seguiram de ônibus por duas horas até a capital, onde, bem pertinho, ouviram atentos(as) as palavras de uma das mulheres mais inspiradoras da luta. Esta programação foi organizada pela Frente Brasil Popular Pará, e aconteceu em São Brás, centro da capital. Em seu discurso, Dilma agradeceu a força emanada de todos(as), e disse que quando ela voltar, todos os direitos garantidos, também voltarão. FONTE: Assessoria de Comunicação Fetagri-PA, Bruno Leão



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico