A Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Coohaf), da Fetag-RS, realizou hoje (25) o 4° Encontro Inter-regional de Beneficiários da Habitação Rural, no auditório da Federação, em Porto Alegre. O evento contou com a participação das Regionais Sindicais Camaquã, Sul e Serra, reunindo aproximadamente 150 pessoas. Uma mística foi realizada no começo da programação, momento em que várias pessoas, entre elas beneficiários da Coohaf, entraram no auditório com a maquete de uma casa, a bandeira da cooperativa, a chave de uma moradia, um tarro de leite, uma cesta com verduras e diversos banners com fotos de casas de beneficiários.
Logo após, o presidente da Coohaf, Juarez da Rosa Cândido, fez uma apresentação do histórico da luta que a Fetag travou, desde os anos 90 até a criação da Coohaf, em 27 de março de 2002, para que o trabalhador rural tivesse direito à habitação, a exemplo do que já acontecia nos centros urbanos. Ao longo de seus 12 anos de existência, a cooperativa já atendeu 15 mil beneficiários, entre casas novas e reformas, tendo como lema: Lutando pela qualidade de vida e viabilidade econômica.
Um vídeo com depoimentos de beneficiários também foi apresentado. Em seguida, o presidente em exercício da CTB-RS, Sérgio de Miranda, vice-presidente da Coohaf e tesoureiro-geral da Fetag, enfatizou que a partir da 2010, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) – Minha Casa, Minha Vida – a Coohaf já atendeu 6.524 famílias. Miranda exemplifica que no Grupo 1 o valor de subsídio é de R$ 28,5 mil e a contrapartida do beneficiário é de apenas 4%, isto é, pouco mais de R$ 1 mil. “Estamos proporcionando uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores rurais”, enfatizou o dirigente.
À tarde houve uma palestra motivacional com o professor Ainor Lotério, seguido de sorteios de vários brindes. Nesta sexta-feira (26) será a vez de Venâncio Aires realizar o 5º e último Encontro Inter-regional, no Parque de Eventos da Fenachim, onde estão sendo esperadas cerca de 500 pessoas. No total, mais de 1.500 pessoas participaram das atividades.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS