Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÁRIA
Encontro Nacional debate os cenários, visões e desafios da Política Agrária no Brasil
WhatsApp

17 de Outubro de 2016


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
política agrária



Com o objetivo de debater os Cenários, Visões e Desafios da Política Agrária no Brasil, iniciou na manhã desta segunda-feira (17), em Brasília, o Encontro Nacional com a presença dos(as) secretários e assessorias de Política Agrária das Federações e de diversas lideranças dos STTRs filiados, com um público de aproximadamente 100 pessoas de todo o País.

A Diretoria da CONTAG prestigiou a abertura política, bem como a secretária de Gênero e Geração da CONTAR, Fabiana Minian. O secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Pereira Xavier, iniciou as falas políticas elogiando a participação massiva de todos os 26 estados e do Distrito Federal. “Mesmo com um cenário adverso, todos nós acreditamos na luta e na importância da reforma agrária para o desenvolvimento do País. E essa conversa é importante nesse momento. Para uma entidade como a CONTAG, que tem trabalhadores(as) filiados(as) em todo o País, envolvidos(as) em tanta luta, seja ela qual for, a Secretaria de Política Agrária tem essa tarefa de identificar as dificuldades e desafios para pressionar os governos para que as políticas públicas aconteçam”, explicou o dirigente.

O presidente da CONTAG, Alberto Broch, destacou logo no começo a importância dos(as) dirigentes presentes nesse momento. “Vocês têm uma grande missão nas federações. Talvez a Política Agrária seja uma das áreas que mais enfrenta dificuldades. Estamos dando uma atenção especial a esse encontro porque o momento exige. O que nos espera pela frente são dias difíceis, de muitas incertezas e a pauta dos trabalhadores e das trabalhadoras será atacada.” Broch apontou que o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) precisa de uma estratégia acertada para enfrentar pautas como a PEC 241, que visa congelar o orçamento da União por 20 anos, alterando a Constituição. “Concordamos em fazer ajuste fiscal, mas não dessa forma, retroagindo em todas as políticas públicas sociais conquistadas a partir de muita luta e interferindo nos próximos governos e no desenvolvimento do nosso País. Outra gravidade será a reforma da Previdência. Temos que evitar maiores estragos e a desproteção dos nossos trabalhadores e trabalhadoras. E o que nos espera na reforma agrária? Ela não está andando e agora o sentimento é que vai piorar ainda mais. Temos um grande desafio com a tramitação no Congresso do projeto de lei da Estrangeirização das Terras, que fere o princípio da soberania nacional, e se for aprovado teremos mais dificuldades ainda em avançar. Vamos fortalecer a nossa luta e a nossa unidade! Que possamos ter um sindicalismo forte e combativo”, conclamou o presidente.

Os demais diretores e diretoras da CONTAG e a representante da CONTAG destacaram questões do atual cenário político brasileiro, bem como os possíveis retrocessos com as medidas já divulgadas pelo Governo Temer e com os projetos que tramitam atualmente no Congresso Nacional.

O Encontro Nacional Cenários, Visões e Desafios da Política Agrária no Brasil acontecerá de 17 a 19 de outubro, no Auditório Margarida Alves, na ENFOC/CONTAG, e conta com uma programação rica de momentos de análise de conjuntura, debates, trabalhos em grupos e de construção de estratégias para as ações do MSTTR em relação à política agrária.

A programação do Encontro Nacional conta, ainda, com o lançamento de duas cartilhas de formação e de revista que documenta a trajetória de ações realizadas a partir de Convênio entre a CONTAG e a SRA no âmbito do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A revista também traz um relato de experiências de transformação de vidas a partir do direito à terra, e contará com a presença de beneficiários e beneficiárias do PNCF. O ato será realizado no dia 18, terça-feira, às 18h30, no mesmo local. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico