A Contag já iniciou as negociações do Grito da Terra Brasil 2008. Os diretores da Confederação têm se reunido com diversas áreas do governo federal para discutir a pauta de reivindicações da mobilização. Nesta terça-feira (6), o secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Contag, Paulo Caralo, se encontrou com o presidente do Incra, Rolf Hackbart. Também estiveram presentes 10 representantes de Federações.
Incra e Contag não chegaram a um acordo. As principais divergências são quanto à revisão dos índices de produtividade, assentamento de famílias e licenciamento ambiental. "Nós já esperávamos que a negociação com Incra não avançasse muito porque o que reivindicamos não depende apenas da entidade, como a questão do limite da propriedade e índices de produtividade", ressalta Caralo.
Outro ponto importante apontado pela Contag na negociação é a liberação de recursos para o Pronera e ATES. "Além de questões menores, ouvimos do Incra algumas alternativas para avançar no processo da reforma agrária, considerando o licenciamento ambiental", acrescentou o secretário.
Contag e Incra marcaram outros dois encontros ainda nessa semana para continuar o debate. FONTE: Ivana Santana