Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MINAS GERAIS
Encontro de Gerações reforça necessidade de integrações de jovens e terceira do meio rural
WhatsApp

08 de Setembro de 2014


Arquivo Pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
minas gerais



Teve início hoje, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, o 1º Encontro de Gerações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Minas Gerais. O evento, promovido pela Fetaemg, reúne cerca de 400 jovens e pessoas da terceira idade de todas as regiões do estado com o objetivo de debater sobre ações que vão de encontro às necessidades dos jovens e da terceira idade do meio rural. “Esperamos que os trabalhadores e trabalhadoras rurais possam trazer para esse encontro as demandas de suas comunidades. Nós também queremos reavaliar as ações que foram definidas no 9º Congresso da Fetaemg, com a perspectiva de construir junto com os trabalhadores novas diretrizes, que vão desde ações regionais nos Polos até ações nas microrregionais para atender diretamente os trabalhadores que estão nas bases,” explica a diretora de Políticas Sociais da Fetaemg, Maria Alves.

Entre hoje (08) e amanhã, a programação do encontro é bastante diversificada e conta com a participação da secretária de Terceira Idade da Contag, Lúcia Moura, e também da secretária de Jovens Trabalhadores(as) Rurais da Contag, Mazé Morais, além de profissionais das áreas de saúde, educação, psicologia e de direitos da criança, dos jovens e da terceira idade. Serão apresentados e debatidos temas relacionados à proteção infanto-juvenil, direitos do idoso, educação do campo e qualidade de vida e saúde preventiva, por exemplo.

A secretária de Terceira Idade da Contag, Lúcia Moura, ressalta que a iniciativa da Fetaemg em realizar esse encontro de gerações mostra a necessidade de integrar as duas gerações. “Hoje, nós temos alguns dados mostrando que em torno de 53% das residências têm a colaboração financeira das pessoas da terceira idade e nesses espaços estão também os jovens. Então é importante dialogar com essas duas gerações.” Moura diz ainda que é preciso também colocar em pauta a questão da violência contra o idoso.

A secretária de Jovens Trabalhadores(as) Rurais da Contag, Mazé Morais, reforça que é muito importane integrar o diálogo entre as duas gerações que têm um papel muito significativo dentro do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e coloca como desafio colocar em prática o Estatuto da Juventude e as deliberações congressuais do MSTTR. “Um encontro como esse ajuda a estreitar o nosso diálogo com os jovens e com as pessoas da terceira idade, além de fortalecer as ações do Movimento como um todo.”

Já a coordenadora da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais da Fetaemg, Marilene Faustino, diz que um dos desafios continua sendo garantir o acesso dos jovens do meio rural às políticas públicas dos governos para que eles possam permanecer no campo. “Por isso é importante iniciativas como essa que possam trabalhar a organização da juventude e da terceira idade, potencializando assim, as nossas ações.”

O encontro termina nesta terça-feira (09) e conta com a participação do presidente da Contag, Alberto Ercílio Broch. O evento será finalizado com a definição das diretrizes de trabalho para a terceira idade e jovens do meio rural.



FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAEMG - Maristela Félix



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico