Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AMÉRICA LATINA
Emir Sader no Encontro Hemisférico contra TLC
WhatsApp

07 de Maio de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
américa latina

"Passamos da época de resistência para a de disputa hegemônica"

Por: Leonardo Severo, de Havana

"Há um isolamento da política de Bush, há uma força social de resistência ao neoliberalismo e há forças políticas que têm catalisado estes elementos para romper com o modelo. Passamos da época de resistência para passar à época de disputa hegemônica", afirmou o professor Emir Sader, no VI Encontro Hemisférico de Luta contra os TLCs (Tratados de Livre Comércio) e pela Integração dos Povos, que se realiza no Palácio das Convenções, em Havana, Cuba.

Muito aplaudido, o professor da UFRJ sublinhou o papel destacado da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba), não apenas de negação da política de submissão aos ditames de Washington, mas para a construção de um caminho soberano para o desenvolvimento das potencialidades de nossos países e povos.

Emir lembrou da reunião dos presidentes dos países que integram a Alba (Bolívia, Cuba, Nicarágua e Venezuela) com os movimentos sociais ? realizada recentemente - e que descortina novas oportunidades de avanço no Continente. "Creio que todos os que lutamos por um novo mundo possível devem estar muito contentes com a abertura deste novo espaço. O mundo hoje está articulado em torno de três grandes monopólios: o das armas, do dinheiro e da palavra. Porque a Alba é importante? Porque a América Latina é importante. Porque aqui se está construindo um espaço de integração regional independente da hegemonia norte-americana e estamos colaborando com um mundo multipolar, contribuindo de alguma maneira para debilitar o monopólio das armas. Mas o que é mais importante: estamos construindo o primeiro espaço alternativo ao livre comércio", declarou.

Segundo Emir, o que preside a Alba são necessidades e possibilidades, "porque cada um dá o que tem e recebe o que necessita", citando "o exemplo da relação de Venezuela e Cuba, que fundou a Alba: é um modelo de comércio justo pelo qual luta o Fórum Social Mundial há tanto tempo". Na avaliação do professor, "a América Latina se converteu no elo mais débil da dominação imperialista no mundo hoje, onde o modelo neoliberal está esgotado".

A Alternativa Bolivariana, destacou, "contribui para romper com o monopólio do dinheiro. Já dissemos e creio que isso é fundamental: há um espaço de comércio justo, de cooperação. Isso é o embrião de outro mundo possível que queremos construir e não é mais um projeto, é a realidade concreta. A Alba é o horizonte mais avançado no processo histórico contemporâneo".

Para Emir, há uma linha divisória na América Latina, onde se joga hoje o destino da Humanidade, "que não é entre a esquerda boa e a esquerda má, como diz a direita que nos quer dividir, mas entre os que firmam o Tratado de Livre Comércio (TLC) e os que privilegiam o processo de integração regional?.

Alertando sobre o "monopólio da palavra", isto é o processo de controle da informação pelos grandes meios de comunicação de massa, o professor lembra que é onde menos se avançou. "Há espaços de articulação de difusão, como a TeleSul, mas a maior parte do Continente sequer consegue ver uma imprensa alternativa. Porém romper com o monopólio da palavra não é só difundir a palavra, é também a elaboração teórica das alternativas, já que não estão construídas".

A unidade e a mobilização das forças políticas e sociais do continente contra as pressões e chantagens do imperialismo, esclareceu Emir, são a chave da vitória: "Não há movimento social por uma parte e governos por outra, estamos no mesmo projeto, o que temos de encontrar são maneiras de complementaridade e trabalho conjunto. O tema central hoje não é manter a autonomia do movimento social como um fim em si mesmo, senão como instrumento de disputa de hegemonia. A autonomia não se opõe à hegemonia, se opõe à independência. A hegemonia se opõe ao corporativismo, a interesses segmentados. Acredito que no tema da Alba, a construção de uma estrutura onde esteja o movimento social é fundamental". Lembrando que ainda não se decidiu sobre a estrutura futura de como será a participação dos movimentos sociais, o sociólogo brasileiro lembrou que "todo começo de um grande projeto pode ser de qualquer maneira, o fundamental é que abra perspectiva de que se conforme algo democrático e consensuado". Emir informou que, para a incorporação dos movimentos sociais, se formou um conselho provisório, transitório, de uma pessoa por país. "Portanto, este conselho não vai decidir nada, vai chegar no seu país e vai consultar os movimentos sociais se querem participar, sob que forma e os que irão... E haverá a reunião dos movimentos sociais prévia à próxima reunião da Alba. Portanto, eles têm todas as possibilidades de dizer como, quando, de que maneira vão participar. O que importa é que não podem estar fora, porque o destino destes governos está ligado aos da América Latina em seu conjunto, é o destino dos povos que está em jogo".

O professor enfatizou que diante do embate colocado, "não há salvação do governo sem salvação do movimento social e não há salvação dos movimentos sociais sem salvação do governo. Então temos um espaço muito importante, com o qual temos que atuar muito fortemente".

Sublinhando uma vez mais o momento ímpar porque passa o Continente, Emir frisou a luta campal que se dá hoje entre o velho e o novo. "O velho são os modelos que se esgotaram, que insistem em sobreviver. E o novo é o difícil parto, doloroso, de um modelo pós-neoliberal. Estamos num horizonte totalmente novo e devemos estar à altura. Movimento social, pensamento crítico, forças culturais para construir uma América Latina pós-neoliberal. Creio que o tema da participação, da atuação dos movimentos sociais, que será discutido na Aliança Social Continental é determinante. Não vai excluir outras iniciativas, mas é uma nova forma de articulação".

Fonte: site da Cut



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico