Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SAÚDE
EM DEFESA DO DIREITO UNIVERSAL À SAÚDE PÚBLICA,GRATUITA E DE QUALIDADE
WhatsApp

08 de Abril de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
saúde

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) defende o SUS como uma política de saúde pública, gratuita e de qualidade, que assegure o direito universal para todos os brasileiros e brasileiras. Portanto, pede a votação imediata do Projeto de Lei de Iniciativa Popular “Saúde mais 10”, que visa assegurar o repasse de 10% da receita corrente bruta da União para investimento em saúde pública, melhorando especialmente o SUS, que atende a população mais carente e desamparada em todo o Brasil. Repudiamos toda e qualquer iniciativa do Executivo ou do Legislativo que afete ou ponha em risco o direito universal de todo cidadão ter acesso à saúde pública, gratuita e de qualidade.

Denunciamos o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 451/2014, de autoria do atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha, por violar o direito conquistado de universalidade e integralidade da atenção, consagrado no art. 196 da Constituição Federal, que afirma: “A saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que reduzam o risco de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”. A proposta é um retrocesso ao incluir como garantia fundamental plano de assistência à saúde, oferecido pelo empregador em decorrência de vínculo empregatício, na utilização dos serviços de assistência médica.

Frente a isso, conclamamos a nossa base, federações e sindicatos filiados e demais organizações parceiras para exercermos o nosso direito democrático de diálogo e pressão necessária junto dos deputados e senadores para que esta matéria seja rejeitada ainda na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania quanto à admissibilidade.

Denunciamos também o projeto de Decreto Legislativo de iniciativa dos senadores Cássio Cunha Lima e Aloysio Nunes Ferreira, ambos do PSDB, que determina a suspensão imediata do convênio entre Ministério da Saúde e Organização Pan-americana de Saúde – OPAS, que possibilita a contratação de mais de 11 mil médicos cubanos para o Programa Mais Médicos. Sendo aprovado, o Decreto Legislativo afeta o Programa Mais Médicos, que hoje conta com cerca de 15 mil médicos entre brasileiros, espanhóis, venezuelanos, argentinos, cubanos e uruguaios que dão assistência médica em 3.785 municípios atendendo a mais de 50 milhões de brasileiros, principalmente moradores das periferias, indígenas, populações do campo, da floresta e das águas.

A proposta dos senadores tucanos contraria inclusive o compromisso de campanha do PSDB de que não mexeria no Programa Mais Médicos para o Brasil. A CONTAG não aceita o fim do programa, pois são as populações do campo, floresta e águas que mais serão afetadas.

Alertamos que ambas as iniciativas dos Senadores do PSDB e do Presidente da Câmara Eduardo tem como pano de fundo os compromissos assumidos nas campanhas eleitorais com as empresas interessadas na privatização da saúde pública. Para por fim a estas iniciativas que vão contra os interesses do povo brasileiro é preciso consolidar a Reforma Política, eliminando o financiamento das empresas privadas à campanha de candidatos.

A CONTAG, as Federações e os Sindicatos filiados estão na defesa do SUS enquanto política para o Estado prestar uma saúde pública de qualidade para os brasileiros/as. Estamos mobilizados contra qualquer iniciativa que fira o direito universal à saúde pública. Reafirmamos também, nosso compromisso na mobilização nacional por uma constituinte exclusiva e soberana para reforma desse sistema político perverso que estimula a corrupção.

Por fim, conclamamos a nossa base e as organizações parceiras para redobrarmos a atenção sobre as iniciativas acima citadas que tramitam no Congresso Nacional e triplicarmos nossos esforços nas mobilizações e pressão sobre os deputados e senadores para que avancem nas reformas estruturais que o país precisa como a reforma agrária, reforma urbana, reforma tributária, reforma nos meios de comunicação, reforma sanitária e, sobretudo, a reforma do Sistema Politico para que este país fortaleça a democracia e a justiça social.

A Diretoria da CONTAG FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico