Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ASSALARIADOS(AS) RURAIS
Eleita a nova Diretoria da CONTAR
WhatsApp

30 de Outubro de 2019


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
assalariados(as) rurais
assalariados rurais
Contar
eleição

A nova Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) foi eleita na tarde desta quarta-feira (30) ao final do 2º Congresso Nacional da categoria para o mandato de quatro anos.

Essa gestão assumirá a Confederação em um momento desafiador para a luta da classe trabalhadora, especialmente para os trabalhadores assalariados e assalariadas rurais. O governo tenta mudar a legislação, as normas de saúde e segurança, enfraquecer a organização sindical, põe fim à Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo, por exemplo.

“Apesar de termos no campo uma agricultura que só cresce, que cresce em área plantada e em quantidade de produção, para os trabalhadores e trabalhadoras, os ganhos e direitos são cada vez menores. Então, o desafio é muito grande para essa nova Direção da CONTAR. A CONTAR nasceu aqui e a CONTAG estará sempre à disposição, aberta ao diálogo para que os assalariados e assalariados possam ter mais e novas conquistas”, destacou o secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias Borges, que participou do momento de proclamação da Diretoria eleita.

O secretário-geral da UITA para a América Latina, Gerardo Iglesias, saiu muito satisfeito com os debates e reflexões realizadas durante o Congresso e desejou sucesso à nova Diretoria da CONTAR. “Para a UITA foi um grande ensino esses dois dias de trabalho e de reflexões. Saímos felizes porque, além das dificuldades que temos neste país e na América Latina, de muita violência e exploração, saímos deste Congresso com uma CONTAR fortalecida, uma CONTAR que avaliou as dificuldades do passado, que sabe o que representa e que tem que mudar, que sabe que tem que levar para frente uma transformação se ela quer ser protagonista no futuro. Essa Diretoria eleita hoje assume a entidade em um momento delicado, mas é uma organização que tem parceiras, a CONTAG é uma grande parceira, a UITA vai fazer um trabalho em âmbito internacional para dar visibilidade aos problemas e desafios da CONTAR, e a UITA está feliz.”

O presidente eleito Gabriel Bezerra Santos, do Rio Grande do Sul, juntamente com os outros membros eleitos para a nova Diretoria da CONTAR, tem pleno entendimento do papel da Confederação e dos enormes desafios que deverão ser enfrentados. “Os desafios são grandes, estamos em um momento crucial para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, especialmente para os assalariados e assalariadas rurais, de retirada de direitos. Os últimos governos vêm impondo uma total retirada de direitos e enfraquecimento do movimento sindical. Então, fica muito claro para essa nova Diretoria que a CONTAR precisará fazer uma forte atuação junto aos estados, na Câmara dos Deputados, olhando também para as organização internacionais sobre o que podemos fazer para avançar na organização dos trabalhadores assalariados e assalariadas rurais. Estamos otimistas e entendemos que dá para implementar e trabalhar diversos pontos aprovados no nosso Congresso”, avaliou.

Gabriel também adiantou algumas prioridades para essa nova Diretoria: “ampliar as Convenções Coletivas e Acordos Coletivos nos estados, ampliar o nosso movimento sindical, combater a informalidade no campo, melhorar a saúde e segurança do trabalhador e trabalhadora, lutar pela recriação do Ministério do Trabalho e Emprego, entre outras ações”.

Além de todo o trabalho que a nova gestão pretende fazer, também vão apostar na unidade para fortalecer a organização sindical. “A unidade para nós é carro-chefe. E a CONTAG tem sido muito parceira nesse projeto, queremos a continuidade dessa luta, já temos conversado com a Diretoria da CONTAG para reforçarmos essa parceria com a Confederação, FETAGs e STTRs para alavancarmos a organização dos assalariados e assalariadas rurais”, destacou.

O trabalho com as trabalhadoras assalariadas rurais também será outra prioridade, como destacou a secretária de Gênero e Geração eleita, Maria Helena dos Santos Dourado Neves. “Um dos nossos desafios é trazer mais trabalhadoras assalariadas rurais para a luta, dar mais viabilidade ao trabalho delas e aumentar o interesse à sua participação no movimento sindical. Uma das dificuldades enfrentadas é o salário desigual entre homens e mulheres. Na maioria das vezes as mulheres exercem as mesmas atividades, mas recebem menos que os homens.”

DIRETORIA ELEITA – GESTÃO 2019-2023

Presidente: Gabriel Bezerra dos Santos (FETAR-RS)

Vice-Presidente e Secretaria de Formação e Organização Sindical: Kaline Micmele de Sousa (FETAR-RN)

Secretaria Geral, Políticas Sociais e Salarias e Assuntos Jurídicos: Adão Donizete da Cruz (FETAR-GO)

Secretaria de Finanças e Administração: Gilvan José Antunis (FETAEPE)

Secretaria de Gênero e Geração: Maria Helena dos Santos Dourado Neves (FETTAR-MS)

Primeiro Suplente: José Francisco Gomes Saldanha (FETRAERN)

Segundo Suplente: Rita de Cassia Dias dos Santos (FETAR-BA)

Terceiro Suplente: Cristiana Maria de Andrade (FETAEPE)

Quarto Suplente: Suely Rodrigues Ferreira (FETTAR-MS)

Quinto Suplente: Keyla Pereira Salgado (FETAER-GO)

Conselho Fiscal Efetivo: Edjanilda da Silva (FETAR-AL) / Antônio Inácio Ribeiro (FETAR-BA) / Marcos Antônio de Oliveira (FETAERP)

Conselho Fiscal Suplente: José Claudio da Silva (FETAR-AL) / Antônio Miguel Aguiar (FETARCE) / Elaine Paggi Amude (FETAERP). FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico