Neste sábado (16), como parte integrante da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), aconteceu a atividade autogestionada onde o tema central foi a Educação do Campo. A Articulação se fez presente socializando os desafios e as construções coletivas nesse período.
A atividade se deu com a apresentação da campanha da CONTAG: “Raízes se formam no Campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso”. Sobre o não fechamento de Escolas do Campo. A bandeira de luta contra o fechamento de escolas é latente em relatos de todos os estados brasileiros.
Tema importante de destaque e debate foi o veto do governo federal ao PLC 184/2017 (nº64986/16) que trata da importância da Pedagogia da Alternância para as escolas do campo, trazendo contextualização e respeitando a dinâmica das populações do campo, das águas e das florestas. Está sendo construída uma moção de repúdio sobre a revogação da proposta de lei complementar.
Silvana Loch, representante da Articulação Paranaense Por uma Educação do campo socializou a conjuntura de ataques que a Edoc no Paraná vem sofrendo, bem como das iniciativas construídas ao longo do tempo das campanhas de resistência “Escola é vida na Comunidade” e “Fechar Escola do Campo é crime”. Também ressaltou das grandes dificuldades da situação da merenda escolar em todo o estado e da (não) formação para Educação do Campo; além da extinção do departamento de diversidade, agora como Coordenação de diversidade e direitos humanos, onde encontra-se Educação do Campo, indígena e quilombola na Seed.
A II CONAPE é Organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), e tem como lema “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”. Entre os temas que serão discutidos no evento está a educação pública, popular e gratuita e uma profunda reflexão sobre qual projeto de nação e projeto de educação que o país precisa.
Ontem (15), mais de 5 mil pessoas fizeram um ato político e cultural nas ruas de Natal demonstrando a força da Educação Pública.
Fonte: Comunicação APEC PR