Vai até quinta-feira (07) em Brasília-DF, a Oficina de preparação para o curso de sistematização da Enfoc/Enafor. Que tem como objetivo construir de forma sistematizada os múltiplos conhecimentos e vivências aprendidos no 4º ENAFOR que aconteceu de 10 a 14 de novembro de 2014 em Luziânia-GO.
Um momento que marca esta Oficina é a apresentação da Plataforma Moolde e o ambiente Virtual que está sendo desenvolvido com uma proposta metodológica de educação a distância de forma online. “Nós já tínhamos desde o início da ENFOC, a concepção que deveríamos desenvolver uma forma de educação a distância online. Agora chegou o novo jeito de fazer usando as tecnologias. A partir desde experimento piloto queremos ampliar nossa multiplicação do saber e prática sindical. Grupos como o GES e Jovem Saber devem ser diretamente beneficiados”, destaca o secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto.
Vale ressaltar que o curso virtual é fruto da parceria entre a CONTAG/ENFOC e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) (Polo Universitário Santo Antônio da Patrulha). Tendo como monitoras/tutoras, as educadoras populares, Elza Falckambach e Iara Duarte Lins, e mais ligada à área tecnológica do curso virtual a professora Dilce Gil Vicente da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Toda a metodologia do curso segue na linha do sábio popular Paulo Freire, entre outros educadores/as populares que dialogam com a concepção da ENFOC.
Um pouco mais da Oficina!
Na programação os educadores/as debatem e refletem sobre a Proposta de Sistematização do ENAFOR; Aprofundamento teórico e metodológico da sistematização; Fazem a seleção de materiais a serem utilizados no processo de sistematização (textos, vídeos, áudios e filmes produzidos no Enafor; conhecem profundamente o Histórico da Educação à Distância; Ferramentas importantes e necessárias para o bom andamento do curso; entre outros pontos que só vêm a somar com nosso processo de formação da ENFOC.
Ao final da Oficina serão definidos as datas para os encontros virtuais. FONTE: Assessoria Comunicação CONTAG- Barack Fernandes