Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SOLIDARIEDADE
É preciso oxigenar vidas em Manaus
WhatsApp

15 de Janeiro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
Amazonas
colapso na saúde
coronavírus
covid-19
Manaus
pandemia
segunda onda
solidariedade

Desde o início da pandemia, o estado do Amazonas acumulou 223.360 casos, com 5.960 óbitos. A doença já atingiu os 62 municípios do estado, estando 42% dos casos concentrados na capital Manaus. Durante o processo de desenvolvimento da doença no mundo e no Brasil, estudos e cientistas sempre apontaram sobre a probabilidade de uma segunda onda, inclusive alertando que esta poderia vir mais forte que a primeira. Portanto, o que está acontecendo em Manaus já era previsível, o que caberia aos gestores públicos, em especial, ao Ministério da Saúde ter apresentado um plano de ações articuladas entre os três entes federados como forma de prevenção e de combate ao avanço da doença.

O estado do Amazonas vivenciou dois grandes picos da doença, um no início da pandemia e outro a partir de 1º de janeiro de 2021, que se configurou com o aumento do número de novos casos e de óbitos ao ponto de colapsar o sistema de saúde e de toda a rede de atendimento, tendo sido agravado pelo desabastecimento de oxigênio nos hospitais de Manaus. Destaca-se que a falta de oxigênio não prejudicará somente os pacientes com Covid-19, mas também outros pacientes que necessitam do uso de oxigênio, a exemplo de bebês prematuros.

Enquanto a rede hospitalar entrava em colapso por falta de leitos e de oxigênio e pacientes morriam por asfixia, o presidente da República atribuía o elevado número de mortes no Amazonas à falta de “tratamento precoce” que, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, indica o uso de hidroxicloroquina e ivermectina, medicamentos estes, de eficácia não comprovada contra a doença. Por sua vez, o ministro da Saúde já tinha conhecimento do problema, pois, foi avisado da falta de oxigênio nos hospitais quatro dias antes da tragédia pelo representante do Ministério Público Federal que atua na área da saúde naquele estado.

Diante dessa situação de calamidade, a CONTAG vem expressar sua indignação frente ao descaso e negligência dos gestores públicos, mais precisamente do Ministério da Saúde, por não garantir o suprimento de oxigênio nos hospitais do estado do Amazonas. Ao mesmo tempo, se solidariza com todas as famílias que tiveram que correr atrás de cilindros de oxigênio para salvar seus familiares e àquelas que perderam seus entes queridos em razão da enorme incapacidade e falhas repetidas dos gestores públicos para gerenciar a pandemia.

Precisamos nos somar a uma grande rede de resistência e luta para denunciar os desmandos e a irresponsabilidade desse governo que insiste no negacionismo da ciência, e cuja narrativa se contrapõe à vacinação obrigatória como uma possibilidade de vencermos a pandemia. É preciso dar um basta, pois o que acontece hoje em Manaus pode ser replicado em outros estados se continuarmos a não adotar as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o uso de máscaras, higienização das mãos e uso de álcool gel, evitar aglomerações e, sobretudo, a realização de uma ampla campanha de vacinação para que, no mais curto espaço de tempo, a população brasileira esteja toda imunizada.

Afinal, a pandemia não acabou! É fundamental reforçarmos os cuidados e a nossa luta para salvarmos vidas. #FicaEmCasa #FicaNaRoça na luta contra a Covida-19.

Diretoria da CONTAG FONTE: Diretoria da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico