A Política Nacional de Crédito Fundiário e a regularização de terra no estado de Rondônia dominaram a pauta da Oficina Estadual de Formação e capacitação para acesso à terra e Políticas de Permanência no Campo. O encontro acontece no município de Ouro Preto do Oeste-RO, nos dias 23 e 24 de abril, com realização da CONTAG e FETAGRO, com apoio do SENAR.
A Oficina coloca à mesa os representantes da UTE-RO (Unidade Técnica de Extensão Rural), representantes de Cartórios e os dirigentes sindicais, para busca de caminhos para soluções dos graves problemas agrários no estado de Rondônia. “Aqui não estamos realizando uma simples oficina, aqui é uma discussão de alto nível, com buscas imediatas de soluções e construções de caminhos de luta para regularizar milhares de famílias de agricultores familiares em Rondônia”, afirmou o secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias Borges.
Alessandra Lunas, presidenta da FETAGRO, e Márcio Viana, secretário de Política Agrária, sintonizaram nas discussões, e desejam caminhos para continuidade do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF – que é uma das pautas centrais da oficina no norte do país.
No segundo dia do encontro, os dirigentes discutiram com o Superintendente do INCRA Rondônia, Erasmo Tenório da Silva, as políticas de obtenção de áreas no estado. No debate também se buscou a imediata implantação das políticas de desenvolvimento dos assentamentos rurais em Rondônia.
FONTE: Secretaria de Política Agrária da CONTAG