Dirigentes e líderes sindicais do Distrito Federal e entorno se reuniram ontem (10) na Contag para planejar ações de rearticulação do Projeto Saúde e Gênero no Campo na região. O encontro serviu para os participantes fazerem uma reflexão da situação da saúde nos municípios do entorno e discutir o papel do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) frente às políticas de saúde voltadas para o campo.
Na ocasião, os dirigentes aprovaram o planejamento das ações do projeto para este ano. Nos dias 24, 25 e 26 de julho acontecerá o curso de formação para multiplicadores do projeto. O objetivo é discutir eixos como direito à saúde, Política Nacional de Saúde Integral para a População do Campo e da Floresta e a mobilização em torno das políticas de saúde visando às eleições municipais deste ano.
A secretária de Políticas Sociais da Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Distrito Federal e Entorno (Fetadfe), Claudia Farinha, explicou que o encontro foi importante para avançar no cuidado com a saúde nos municípios do entorno do DF. "Os líderes e multiplicadores saíram bastante motivados da reunião e foi possível fazer o plano de ação das atividades do projeto junto aos municípios", disse.
Cidade Ocidental, Água Fria, Santo Antonio do Descoberto, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Luziânia e Formosa compõem o grupo de municípios abrangidos pelo Projeto Saúde e Gênero no campo. FONTE: Ciléia Pontes