Parceira na realização, em todas as etapas (Intermunicipais, Territoriais, Estadual e Nacional) das Conferências de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, a Fetaemg participa da etapa Nacional, em Brasília, de 14 a 17 de outubro. Ao todo, são cerca de 1,5 mil delegados de todas as regiões do país, que debatem temas relacionados ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental, fortalecimento da agricultura familiar, agroecologia, pesca e aquicultura, reforma agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais. O objetivo é debater e aprovar propostas para a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
Desde as etapas iniciais da Conferência, os delegados que representam a Fetaemg, vêm defendendo, entre outras questões, a garantia do acesso à terra, por entenderem que essa é a base para o desenvolvimento no meio rural.
De acordo com a Superintendência de Agricultura Familiar de Minas Gerais, a delegação mineira é uma das maiores do país, com 68 delegados, e vai apresentar 40 propostas para orientar a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
O levantamento das propostas de Minas Gerais foi realizado por meio de 18 conferências intermunicipais e territoriais realizadas pela Subsecretaria de Estado de Agricultura Familiar e Delegacia do MDA em julho e agosto de 2013, com o foco na análise das políticas públicas para agricultura familiar e reforma agrária.
Nesta etapa nacional, Minas Gerais defende as propostas construídas e aprovadas em sua Conferência Estadual. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAEMG - Maristela Félix