Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RIO GRANDE DO SUL
Delegação do RS já está no 11º Congresso da CONTAG
WhatsApp

04 de Março de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
rio grande do sul

Representantes das 23 regionais sindicais da Fetag, em número de 250 delegados, já estão em Brasília para participar do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (11º CNTTR) da CONTAG, que acontece de 4 a 8 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com o tema Fortalecendo o Movimento Sindical para melhorar a qualidade de vida no campo, a delegação gaúcha só perde para a baiana, que tem 313 pessoas. O número total de delegados chega a 2.500, que estarão divididos em dez grupos temáticos. Pela manhã, houve o Seminário Internacional sobre Violência no Campo. Às 19h está prevista a abertura política do 11º CNTTR. Nesta terça-feira (5), às 18h30min, está confirmada a participação da presidente Dilma Rousseff.

O tesoureiro-geral da Fetag, Sérgio de Miranda, logo após fazer seu credenciamento, disse que a sua expectativa é de que seja um congresso importante, com uma participação significativa e debates importantes. “Esperamos que seja possível encaminhar grandes deliberações, tanto do ponto de vista da organização, como em termos de pauta e reivindicações”, observa.

Em relação aos temas, que serão os mesmos em todos os grupos, Miranda conta que as questões organizativas são fundamentais no sentido de fortalecer a estrutura sindical e, com isso, a Contag seja cada vez mais forte e representativa. Da mesma forma quanto às federações, o debate da relação com as centrais, o qual deve ser tratado com cuidado. Além disso, continua Miranda, olhando para as pautas de reivindicações também fortalecer e ampliar as políticas públicas que temos hoje na busca de mais renda para os agricultores.

A Regional Centro Serra e Vale do Rio Pardo trouxe oito delegados para o 11º CNTTR. O tesoureiro da Regional, Adilo Schuch, acredita em bons resultados neste congresso. “Estamos participando para reeleger o companheiro Alberto Broch e fazer toda essa discussão que envolve a agricultura familiar”, justifica. Já o coordenador da Regional Santa Maria, Delcimar Borin, conta que vieram para Brasília 14 delegados de um total de 17 STR’s, um número bastante expressivo. “Temos a expectativa de um bom evento e que sejam tomadas boas deliberações para o rumo do MSTTR dos próximos quatro anos. Um dos principais temas que preocupa a regional é a sustentabilidade financeira do MSTTR. Existem questões que precisamos discutir, como, por exemplo, a manutenção e estrutura como um todo, os repasses para a Contag ou não. Temos questionamentos fortes em relação a isso, já que não aceitamos o que foi aprovado no último congresso, isto é, repassar um por cento diretamente do STR para a Contag. Em nosso entendimento são as federações que devem manter a confederação. Essa é uma discussão que vamos trazer aqui”, adianta Borin.

ABERTURA POLÍTICA Na solenidade de abertura política do 11º CNTTR estarão presentes a diretoria da Confederação, personalidades que contribuíram para a construção dos 50 anos da Contag, autoridades do governo federal, deputados federais, senadores, representantes da sociedade civil, da CTB, da CUT e de organizações internacionais como UITA (União Internacional dos Trabalhadores em Alimentação e Agricultura) e Coprofam (Confederação de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado). FONTE: Assessoria de Imprensa da FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico