Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIREITOS HUMANOS
Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 72 anos
WhatsApp

10 de Dezembro de 2020


Arte: Fabris Martins
TEMAS RELACIONADOS:
direitos humanos

Em 2020, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completa 72 anos neste dia 10 dezembro. A DUDH é um marco na história dos direitos humanos e foi elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.

Mas, o que são os direitos humanos?

Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.

Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.

Inclusive, o Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos destaca: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece os direitos humanos como um pré-requisito para a garantia da paz, justiça e democracia.

Saiba mais AQUI.

Dialogando com a Declaração, a Constituição Federal brasileira traz em seu artigo 6º: “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.” O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado está previsto no artigo 225 da CF.

Apesar de estar completando 72 anos, é comum vermos ainda que muitos dos “direitos consagrados” são violados. Portanto, nesta data, a CONTAG alerta para as enormes consequências com a omissão dos governos ao violar alguns direitos fundamentais. “No Brasil, por exemplo, a aprovação da Emenda Constitucional 95 é uma grave violação de direitos humanos ao congelar, por 20 anos, os investimentos em áreas estratégicas a exemplo da saúde e educação. Estamos sentindo diretamente os efeitos desta Emenda Constitucional agora na pandemia de Covid-19, como a falta de investimento na saúde e educação. A postura negacionista do atual governo, ao minimizar a gravidade da pandemia, também viola o direito da população de ser protegida e cuidada pelo Estado”, reforça o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também destaca que, nesse ano, a Campanha de 16 dias de ativismo contra violência de gênero, coordenada pela União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (Uita), entidade que a Confederação é filiada, unificou também a pauta pela promoção de direitos humanos, com o mote ‘Eu tenho direitos quero igualdade e respeito’. “Nós integramos essa campanha junto a várias organizações parceiras e, ao longo desses 16 dias, produzimos materiais e reforçamos a campanha nas redes sociais levando informações sobre os tipos de violência contra as mulheres e sobre a importância da promoção dos direitos humanos. Precisamos dar um basta na violência e na violação de direitos”, destacou Mazé. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da ONU



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico