“Para mim foi uma aprendizagem incrível acessar as místicas da pedagogia participativa. Todos parecem muito apaixonados, realmente com muito entusiasmo pelo que fazem”. Com essas palavras, a equatoriana Carmen Elena exprimiu sua impressão como participante do 4º Módulo do Curso Nacional de Formação e Ação Sindical em Desenvolvimento.
O curso da ENFOC recebeu 116 educandos(as) das 27 federações, representantes da CUT, CTB, Instituto Paulo Freire e de duas organizações internacionais campesinas, do Equador e Bolívia. Destes participantes, 69% foram mulheres e, a maioria, jovens dirigentes de sindicatos e federações. “Isso significa dizer que a base sindical está diversificada e interessada no processo de formação da CONTAG”, analisa Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG. Segundo os dados apresentados por ele, mais de 70% dessas pessoas vieram de sindicatos. “Isso quer dizer que a escola está conseguindo dialogar diretamente com as lideranças de base. Isso é importante e afirmativo”, comemora Juraci.
O foco deste 1º módulo foram as discussões sobre campo, sujeito e identidade; formação social – estado, sociedade e ideologia; e projetos de desenvolvimento em disputa. Com o objetivo de compreender a formação da sociedade capitalista, o papel do Estado e das instituições que compõem a superestrutura, responsável pela reprodução da ideologia capitalista, foram realizados vários debates, estudos e atividades educativas.
Ainda neste módulo, os educandos(as) estudaram sobre a “vida sindical” – história, concepção e prática, buscando refletir sobre os desafios da luta sindical na atualidade, problematizando a prática e refletindo sobre possíveis caminhos de superação. A expectativa da CONTAG é de que essa turma possa difundir a política de formação em seus respectivos espaços de militância, superando dificuldades, criando grupos de estudos e trazendo mais pessoas para dialogar sobre as estratégias de formação de base.
Um destaque importante é que a ENFOC vem ampliando a participação de organizações parceiras nacionais e internacionais, o que a coloca como uma das escolas de referência na América Latina entre as organizações filiadas à COPROFAM. Desde o ENAFOR (2011) as instituições internacionais participam das atividades da escola da CONTAG.
O desafio a partir de agora é assegurar a participação de todos(as) no segundo módulo do curso, que acontece em novembro desse ano. Aliás, existe uma grande expectativa para esse segundo momento, tendo em vista as eleições municipais que acontecem em outubro próximo e a expectativa desses educandos contribuírem com o exercício do voto com mais consciência e maior envolvimento no processo eleitoral.
Esse momento serviu para entender as concepções do movimento, o projeto de sociedade que queremos e temos de lutar. Para mim foi mais um elemento formador e de formação, de como voltar para base e atuar”. José Samuel da Silva Santos, de Santo Antonio da Patrulha – RS.
Passar pela escola é uma experiência fantástica. É impossível você entrar na ENFOC e sair do mesmo jeito, porque ela te transforma, dá uma inquietude para que façamos mudança ao chegar”. Iris Maria Cruz de Lima, Apuiarés – CE.
Tocamos em muitos temas importantes que acreditamos serem fundamentais e comuns a ambos os países. As místicas fazem saltar os sentimentos das pessoas, suas aspirações, seus sonhos.” Carmen Elena, equatoriana, da Confederação Nacional de Segurança Social Campesina.
A criação da Escola Nacional de Formação foi uma das melhores coisas que o MSTTR fez nos últimos anos. A escola para mim é uma faculdade do movimento e todos das federações e sindicatos deveriam passar por ela”. Marcos Vinícius Dias Nunes, da Federação de MG.
FONTE: Imprensa CONTAG