Com o objetivo de fortalecer a sustentabilidade política e financeira do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), a CONTAG vem realizando ações formativas do Programa Nacional de Fortalecimento das Entidades Sindicais (PNFES) que visam também a implementação do Plano Sustentar. Uma das ações está acontecendo nessa semana, nos dias 6 a 8 de outubro, no CESIR/CONTAG, em Brasília, que é a Oficina Nacional de Aprofundamento Temático em Contabilidade, com a presença de secretários(as) de Finanças e Administração e dos(as) contadores e contadoras das Federações e da CONTAG.
A oficina tem como objetivos construir estratégias de atuação político-sindical para o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira do MSTTR; realizar processo formativo com os contadores(as) do movimento sindical; debater sobre a elaboração e entrega das obrigações acessórias; discutir sobre as alterações na legislação dos Impostos Federais, CLT, Legislação Previdenciária e Legislação Contábil; debater sobre o modelo de Plano de Contas dos Sindicatos, Federações e Confederação; e ser um momento de formação.
Para o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos, essa formação para o contadores e contadoras do movimento sindical é de extrema importância. “Primeiro, porque temos a necessidade de cumprir a legislação, que ultimamente tem mudado muito e está exigindo cada vez mais dos contadores e contadoras. Então, dentro da nossa estratégia de sustentabilidade político-financeira, precisamos trabalhar bem a contabilidade nos Sindicatos, nas Federações e na CONTAG. Estamos dando atenção a algumas questões importantes dentro da contabilidade das nossas entidades como a gratificação dos(as) dirigentes, a relação que a entidade tem com o mercado, com certos serviços que presta. Então, esse encontro é muito importante para unificar as experiências e a compreensão da legislação. Estamos trabalhando nessa perspectiva de definir coletivamente as orientações gerais para o movimento sindical como um todo”, explicou Santos.
Após a abertura política, momento de integração dos(as) participantes e de apresentação dos objetivos e metodologia da oficina, foi realizada uma exposição dialogada sobre o atual cenário da reorganização sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, bem como uma reflexão e debate sobre os desafios nessa reorganização do sistema de representação da agricultura familiar e a sustentabilidade político-financeira do MSTTR.
Ainda nesse primeiro dia da oficina, o tema central será o Plano Sustentar. Está programada a apresentação do Plano, de suas estratégias e desdobramentos, a articulação da contabilidade com o processo de implementação e manutenção do Plano Sustentar. Dentro das ações estratégicas, serão apresentados o SisCONTAG e o Seguro Vida, entre outras.
Para sexta-feira, a programação da manhã traz uma exposição dialogada sobre a Previdência Social e Contribuição de Dirigentes Sindicais Rurais, e outra sobre o Recibo de Pagamento de Autônomo. À tarde, outras exposições sobre a Legislação Tributária e sobre o Modelo de Plano de Contas dos Sindicatos, Federações e Confederação.
Já no sábado (08), último dia da oficina, o foco estará na apresentação e debate sobre SPED Fiscal com ênfase na Escrituração Contábil Digital (ECD) e Fiscal (ECF), e a construção de uma agenda de compromissos. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi