A CONTAG vem realizando os Encontros Regionais para discussão sobre políticas para o campo e sobre o processo de organização da produção em projetos de assentamentos e em projetos de crédito fundiário. Nessa semana, de 20 a 22 de novembro, lideranças e dirigentes sindicais dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina estão no município de São José (região metropolitana de Florianópolis) para o Encontro Regional Sul, que é coordenado pela Secretaria de Política Agrária da CONTAG. “Já estamos na terceira região do Brasil, discutindo, ouvindo e planejando uma ação para reforçar a luta da Reforma Agrária e ampliação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PCNF) para enfrentamos as dificuldades da conjuntura atual”, afirmou Elias Borges, secretário de Política Agrária da CONTAG.
O coordenador da UTE de Santa Catarina e diretor de políticas para agricultura familiar e pesca do Governo do Estado, Hilário Gottseling, mostrou os dados e implantação do PNCF no estado como referencial dessa política para a Região Sul. Hilário foi presidente da FETAESC e diretor da CONTAG.
Elias Borges, na análise de conjuntura feita com as lideranças sindicais, afirmou que, no Brasil, os governos nunca deram prioridade à política de acesso à terra, ou seja, “não tivemos reforma agrária”, e afirmou que o “desmonte” promovido pelo atual governo “piora a vida dos agricultores familiares e compromete a segurança alimentar do povo brasileiro”. Sobre a titulação de terra, Elias Borges disse que o MSTTR precisa pensar e agir de forma mais concreta nesse assunto. “Nós precisamos definir uma posição política sobre a questão da titulação de terras, e essa responsabilidade também é do Conselho Deliberativo da CONTAG. Os nossos encontros regionais vão dar um guia para a direção central da nossa entidade para falarmos a mesma linguagem sobre a titulação”, afirmou o dirigente.
A análise de conjuntura foi compartilhada também com o pesquisador do ICEPA/SC, Luiz Augusto Araujo, que juntamente com Hilário Gottseling, da UTE/SAR/SC, e Elias Borges, da CONTAG, foram uníssonos na questão da necessidade de mais investimentos na agricultura familiar para garantir melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.
Dia de campo
Além de análises de conjuntura e debates, um dos momentos aguardados é o Dia de Campo, que objetiva compartilhar experiências de Unidades Produtivas. Nesta terça-feira (21), os(as) dirigentes e lideranças sindicais estão no município de Petrolândia-SC para conhecer a iniciativa. A ação está sendo coordenada pela presidenta do STTR local, Rosana Staroski. Essa será a segunda experiência de vivência no campo com agricultores e agricultoras familiares que mostram as suas histórias de sucesso e organização. Serão visitadas três unidades produtivas da agricultura familiar em Santa Catarina. FONTE: Secretaria de Política Agrária da CONTAG