A direção da CUT Nacional esteve presente na abertura do Grito da Terra Brasil e designou o secretário geral Quintino Severo e o secretário de Finanças Jacy Afonso para participarem da audiência com o presidente Lula. A central sindical também foi representada no Palácio do Planalto pela coordenadora da Comissão de Mulheres da Contag, Carmen Foro, que assumiu interinamente a presidência da CUT em maio.
Durante a audiência, Jacy Afonso apelou ao presidente Lula para determinar uma mudança na postura da direção do Banco do Brasil frente às demandas dos agricultores e agricultoras familiares. "O atendimento tem de melhorar lá na ponta. O papel do banco é servir ao povo e não priorizar o lucro".
O dirigente da CUT avalia que o saldo do Grito da Terra Brasil foi extremamente positivo. "Todos nós - trabalhadores e dirigentes - saímos com um sentimento de vitória, inclusive o governo federal", afirmou Jacy.
Ele considera que a participação da CUT no Grito da Terra Brasil foi fundamental para reforçar a aliança dos trabalhadores do campo e da cidade. "A eleição da companheira Carmen para a Vice-Presidência da CUT deu um novo tom na nossa relação com a Contag. Essa união de forças tem de aumentar a partir de agora". FONTE: Ronaldo de Moura