Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CLASSE TRABALHADORA
CUT e Centrais convocam trabalhadores para a 4º Marcha da Classe Trabalhadora
WhatsApp

08 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
classe trabalhadora

Com um ato político no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, CUT, Força, CGTB, NCST e UGT lançaram oficialmente na manhã desta quarta-feira (7) a 4ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, que será realizada no próximo dia 5 de dezembro em Brasília. Redução da jornada de trabalho, mais e melhores empregos e fortalecimento da seguridade social e das políticas públicas são as bandeiras unitárias da mobilização deste ano, que ampliará a disputa sobre o papel do Estado, defendendo uma "política de valorização dos serviços e dos servidores públicos".

A exemplo das três primeiras marchas, quando as centrais priorizaram uma política permanente de valorização do salário mínimo, e garantiram o maior reajuste dos últimos 20 anos, Artur acredita na vitória da redução da jornada de trabalho sem redução de salário. A partir da mobilização da base, dos Sindicatos, defende, "a Marcha fará um diálogo com a sociedade sobre os aumentos de produtividade e fará com que os ganhos do capital não só sejam repartidos com os trabalhadores, com reflexos diretos na melhoria das suas condições de vida, saúde e lazer, como também ampliem a renda e a geração de novos postos de trabalho".

Artur enfatizou que a Marcha sublinhará ainda a necessidade da ratificação da Convenção 151 da OIT, que estabelece o direito de organização e de negociação no trabalho no setor público, e da Convenção 158, que barra as demissões imotivadas, o combate às terceirizações e à precarização das relações de trabalho, a luta por melhores empregos, contra o trabalho escravo e infantil, como elementos fundamentais para a valorização do trabalhador.

Quanto ao debate sobre a Previdência, o presidente da CUT ressaltou que "com a unidade das centrais, ganhamos um round importante no Fórum Nacional da Previdência, não permitindo qualquer tentativa de retirada de direitos". Agora, "na pauta da nossa IV Marcha, a defesa da Seguridade Social ganha destaque, resgatando o conceito aprovado na Constituição de 88, que é o de Previdência, Assistência Social e Saúde. É um conceito que foi sendo dilapidado e chamuscado pelos governos neoliberais".

Para Artur, a mobilização do dia 5 de dezembro será a melhor resposta que o movimento sindical pode dar à direita, que busca asfixiar suas fontes de custeio e tolher sua autonomia, como querem as emendas aprovadas pela Câmara, em contraposição ao acordo firmado com o governo para o reconhecimento das centrais. O acordo precisa ser respeitado, frisou Artur, resgatando os seus quatro pontos: "1. O reconhecimento das centrais; 2. que enquanto existir o Imposto Sindical, parte dele, os 10% da conta do Ministério do Trabalho, sejam destinados às centrais; 3. que os Sindicatos de base indicarão qual a Federação, Confederação e Central que receberá sua contribuição e 4. o compromisso das centrais de criarem novas formas de financiamento da estrutura sindical no prazo de 90 dias".

O presidente da Força Sindical e deputado federal Paulo Pereira da Silva disse que a Marcha da Classe Trabalhadora representa hoje a esperança de milhões de brasileiros, que viram que a ação unificada das centrais deu resultado nos anos anteriores, abrindo caminho para novos avanços. "Faremos uma grande mobilização novamente neste final de ano, fazendo com que possamos falar e ser recebidos por quem decide", declarou.

Na avaliação do presidente da CGTB, Antonio Neto, "é para fazer que este seja o mandato do desenvolvimento, com geração de emprego e distribuição de renda, que as centrais, mais uma vez unidas e organizadas, vão colocar a massa na rua".

O secretário geral da UGT, Canindé Pegado, enfatizou que "é na unidade de ação que obtemos resultados positivos e garantiremos o sucesso das nossas bandeiras".

Segundo o presidente da NCST, José Calixto Ramos, "a 4ª Marcha apresenta uma agenda de desenvolvimento para a nação brasileira, que está virando a página de Estado mínimo, recessão e arrocho salarial ditada pelos governos neoliberais".

Fonte: site da CUT



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico