Promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), através da Secretaria de Política Agrícola, o Curso sobre Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), capacitou por meio virtual, nesta quarta-feira (14 de setembro de 2022), mais de mil participantes das 27 Federações e de Sindicatos filiados à Confederação.
O Curso sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) veio com o objetivo de qualificar dirigentes sindicais e funcionários e funcionárias do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) para a transição da Declaração de Aptidão (DAP) para o CAF; complementar a capacitação promovida pela Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO) sobre o CAF; orientar sobre a legislação do CAF e o processo de cadastramento no sistema CECAF; e promover simulação de realização do CAF.
O Curso é fruto da solicitação das Federações e Sindicatos filiadas à CONTAG e terá como resultado, entre outros fatores, mais efetividade nos serviços relacionados ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
“O curso foi bastante participativo, inclusive, observamos que muitos(as) inscritos(as) já estão colocando em prática a boa utilização do CAF, além de outros pontos relevantes e práticos que foram compartilhados na plataforma virtual”, afirma a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
Durante o encontro, além de tirar várias dúvidas dos participantes, a Secretaria de Política Agrícola, fez questão de frisar que a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) só continuará sendo feita até o dia 31 de outubro de 2022. A partir de novembro só será emitido o CAF, sendo a principal ferramenta do agricultor familiar para o acesso ás ações, programas e políticas públicas voltadas para a geração de renda e o fortalecimento da agricultura familiar.
“Muito bom poder compartilhar com os demais dirigentes sindicais e técnicos do Sistema Confederativo aquilo que temos de acúmulo sobre o CAF, para que a gente possa fazer uma boa transição da DAP para o CAF, e viabilizar que os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares acessem com eficiência o Pronaf, que é uma conquista nossa demandada pela CONTAG através da pauta do Grito da Terra Brasil”, explica a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
A secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti, também esteve presente na capacitação.
Cursos de Introdução ao CAF
Quer se inscrever nos cursos de Introdução ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)? Basta clicar AQUI
Mais sobre o CAF AQUI
Vale ressaltar que no dia 11 de outubro, às 9h, a CONTAG realizará uma LIVE também abordando o tema do CAF.
Comunicação CONTAG - Barack Fernandes