No Ano Internacional da Agricultura Familiar, Campesina e Indígena (AIAF/CI), o cooperativismo solidário conta a partir desta quarta-feira, 29 de janeiro, com uma nova organização nacional, a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas). Ela congregará entidades como a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol) e a Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab). A aprovação do estatuto e o ato de constituição da nova organização ocorreram no primeiro dia do I Encontro Inter-Organizacional do Cooperativismo Solidário, que será realizado até amanhã (30), na sede da CONTAG, em Brasília.
Os presidentes das três entidades foram eleitos para a Diretoria Executiva da Unicopas, sendo Luiz Ademir Possamai (Unicafes) como presidente, Francisco Dalchiavon (Concrab) como secretário e Arildo Mota Lopes (Unisol) como tesoureiro. Foram eleitos, ainda, dois representantes de cada entidade para o conselho fiscal. Em sua primeira fala como presidente da Unicopas, Possamai agradeceu o empenho de todos e todas para a concretização desse momento. “Muitas reuniões foram realizadas, principalmente nos últimos cinco anos, para o nascimento dessa organização. Com a Unicopas, com certeza, conseguiremos fortalecer a luta do cooperativismo solidário”.
Após a eleição, foi realizado o ato político com a participação dos ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, dos secretários da CONTAG, Alessandra Lunas (Mulheres), Zenildo Pereira Xavier (Agrária), Dorenice Flor da Cruz (Secretaria Geral), deputado Assis do Couto, representando a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o Diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Intini, de Paul Singer, da Secretaria Nacional de Economia Solidária, e outros convidados.
Em nome da diretoria da CONTAG, Alessandra Lunas afirmou que essa união entre as organizações da economia solidária é um instrumento importante no processo de consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). “A CONTAG não só é parte nesse processo, como também elegeu como uma de suas prioridades o cooperativismo. É uma conquista a criação da Unicopas no Ano Internacional da Agricultura Familiar, Campesina e Indígena e um ano seguinte ao Ano Internacional do Cooperativismo.”
O presidente eleito da Unicopas, Luiz Ademir Possamai, falou do desejo que a Lei do Cooperativismo avance no País. “Esperamos ter grandes conquistas no Ano Internacional da Agricultura Familiar, especialmente na agregação de valor à produção da agricultura familiar. Também precisamos incluir mais mulheres no cooperativismo, e que elas aproveitem todas as oportunidades. Esperamos, ainda, fazer um bom trabalho com toda a diretoria eleita, selando esse casamento.”
Para o ministro do MDA, Pepe Vargas, este é um dia histórico para o cooperativismo solidário. “Só vamos ter noção da importância desse feito daqui uns anos. É inegável que tivemos avanços significativos nos últimos 12 anos, como a afirmação de direitos, e com a parcela da população brasileira passando a ter renda e trabalho. E os governos Lula e Dilma sempre reconheceram o importante papel das organizações sociais nesse processo.” Pepe elencou um grande desafio a ser enfrentado: “não podemos permitir que as pessoas que melhoram econômica e socialmente sejam só consumidoras, queremos cidadãos, participativos, críticos, e que fortaleçam nossas organizações políticas e econômicas. Agora, mais do que o governo, essa tarefa é dos movimentos sociais. Estou muito feliz pelo dia de hoje”, afirmou.
Já o ministro Gilberto Carvalho transmitiu o sentimento de gratidão do governo federal pela persistência, paciência e maturidade das organizações de compõem a Unicopas. “Esta iniciativa beneficiará muitas cooperativas, até as menores, por essa maturidade. É muito importante esse compromisso da diretoria eleita de abrir as portas a outras organizações. Se trabalharmos de forma adequada, será uma nova fase do cooperativismo brasileiro. O governo está aqui representado por vários ministérios e órgãos, isso mostra que temos lado, que estamos dando passos importantes na construção de uma sociedade mais justa.”
Nesta quinta-feira, a programação continua com o aprofundamento do formato organizacional da Unicopas, o planejamento das primeiras ações e a definição de estratégias unificadas.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi