O Sistema Cresol Baser, que atua há 18 anos com cooperativismo de crédito solidário, deu mais uma passo para a ampliar a sua atuação no país. Atualmente, conta com mais de 100 mil famílias cooperadas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo, e iniciou o processo de expansão para Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Rondônia.
Neste mês, o presidente do Sistema Cresol Baser, Vanderley Ziger, o diretor executivo e presidente do Infocos, Edson Vieira, e o assessor Pablo Guancino, visitaram cooperativas de Rondônia (três do Sistema Creditag da Base de Rondônia e mais quatro unidades de atendimento nos municípios de Ji-Paraná, Jaru, Ministro Andreazza, Presidente Médici, Cacoal, Rolim de Moura e Urupá) para adiantar o processo de filiação. Segundo informações da Cresol Baser, desde 2009 estas cooperativas estão recebendo assessoria e acompanhamento da entidade. Elas se juntaram ao Sistema Cresol Baser e estão contribuindo para o fortalecimento do movimento sindical e do cooperativismo solidário. “O objetivo da nossa vista a Rondônia foi de conhecer melhor o trabalho que já está sendo realizado naquelas cooperativas e também conhecer a realidade da agricultura familiar naquela região. Ficamos entusiasmados com tudo o que encontramos, com a organização das associações e sindicatos e, acima de tudo, com o trabalho que já vem sendo realizado pelas cooperativas. É uma região muito próspera e promissora, certamente vamos crescer muito fazendo com que o crédito cumpra o seu papel de desenvolvimento e inclusão social”, destaca Vanderley Ziger.
A Cresol Baser conta com o apoio e a parceria do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CONTAG – Federações – Sindicatos) e foi a primeira cooperativa de crédito rural com interação solidária credenciada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente financeiro para contratar todas as linhas de crédito existentes. Agora, a parceria se reforça com o Projeto de Expansão, onde o objetivo é fazer do crédito um agente de desenvolvimento na vida dos agricultores e agricultoras familiares. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi (com informações da Cresol Baser)