Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MATO GROSSO
CPT realiza nesta semana, em Cuiabá (MT), a 1ª Semana de Resistência Camponesa
WhatsApp

26 de Julho de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
mato grosso

A 1ª Semana de Resistência Camponesa do Mato Grosso acontecerá, com a maioria das ações de forma virtual, entre os dias 27 e 30 de julho, e contará com uma programação de debates sobre a luta e o direito à terra, compartilhamento de experiências e saberes do campo, além do lançamento do documentário “Nova Conquista: história de luta, resistência e conquista da terra”, do livro “Peneira de Saberes: conhecimentos tradicionais e manejo de agrossistemas no Araguaia” e do relatório anual da CPT, Conflitos no Campo Brasil 2020.

A Comissão Pastoral da Terra (CPT), juntamente com diversos parceiros e parceiras, realiza esse evento com o objetivo de expor para a sociedade a realidade de violência e conflitos no campo no estado, e também mostrar a mudança na vida das famílias que acessam a terra e conseguem produzir alimentos saudáveis. Ao longo desses dias as comunidades camponesas também devem denunciar as situações conflituosas que têm vivido e cobrar do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do Estado e das demais instituições públicas que os seus direitos garantidos na Constituição sejam efetivados e respeitados.

“A nossa motivação enquanto pastoral é a de dar visibilidade às lutas e resistências do povo camponês no Mato Grosso, um estado tomado pelo agronegócio, e mostrar que quando as famílias acessam a terra, e têm o seu território para sobreviver, não só a vida delas mudam, mas também das pessoas da cidade, que passam a ter acesso a alimentos saudáveis e com isso têm uma melhor qualidade de vida”, destaca a coordenação regional da Pastoral da Terra.

A ação é realizada pela CPT-MT, e conta com o apoio da CONTAG, da Fetagrimt e Sindicatos filiados, Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (FORMAD), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Via Campesina, Cena Onze, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Coletivo Proteja Amazônia (CPA) e Fórum de Direitos Humanos e da Terra (FDHT).

Programação

27.07 (terça): Lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2020, da CPT, às 14 hrs, horário do Mato Grosso, e 15 hrs, horário de Brasília. Participam: Luís Claudio da Silva, membro da coordenação regional da CPT; Ana Cláudia, representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Gilberto Vieira, do Cimi; Inácio Werner, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos; Marilza Schuina e Teobaldo Witter, do FDHT.

28.07 (quarta): Webinário Luta pela Terra: grilagem e violência no Mato Grosso às 18 hrs, horário do Mato Grosso, e 19 hrs, horário de Brasília. Com mediação de Glória Maria, agente da CPT-MT, e participação de Felício Pontes, procurador da República do MPF, Renan Vinicius Sotto Mayor de Oliveira, defensor regional de Direitos Humanos de MT (DPU) e Isolete Wichinieski, coordenadora nacional da CPT.

29.07 (quinta): Lançamento do livro “Peneira de Saberes: conhecimentos tradicionais e manejo de agrossistemas no Araguaia”. O evento ocorre, de maneira online, às 18 hrs, horário do Mato Grosso, e 19 hrs, horário de Brasília. A mediação do lançamento será de Naira Maranhão Klein, agente da CPT na região do Araguaia. Também participam do lançamento: Fernando Schneider, organizador do livro, Aldemira Ferreira da Silva, professora do Instituto Federal do Mato Grosso (IFT), e Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia.

30.07 (sexta): Lançamento do documentário “Nova Conquista: história de luta, resistência e conquista da terra”. O evento ocorre, de maneira online, às 18 hrs, horário do Mato Grosso, e 19 hrs, horário de Brasília. A mediação do lançamento será de Kamila Fernandes Picalho, coordenadora da CPT-MT, e a participação dos camponeses e camponesas Margarida Maria Cardoso, Gelson Pires Bezerra, Lilian Graciela Tavares de Barros e Edson Ferreira Lima. FONTE: Comunicação CPT-MT



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico