A Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM), da qual a CONTAG faz parte e preside a diretoria, acaba de lançar o terceiro ciclo de seu Curso Virtual de Capacitação em Cooperativismo e Associativismo em sua versão em castelhano, e está com as inscrições abertas para a versão em português até a próxima terça-feira (15/06), para início das aulas em Julho.
O curso é voltado para dirigentes, assessores(as) e líderes de organizações e comunidades rurais das bases, que podem ser indicados por todas Federações e Sindicatos da CONTAG para fazerem o curso gratuitamente.
Ao convidar essas pessoas que fazem parte do MSTTR a participarem desta capacitação, que acontece toda em ambiente virtual, a COPROFAM visa aprofundar nesta questão do Cooperativismo de forma profissional e qualificada.
O curso visa fornecer insumos para que as pessoas envolvidas aperfeiçoem suas articulações políticas no que tem a ver com o tema, e ajudem suas comunidades a desenvolverem suas próprias estruturas cooperarias, que tanto ajudam os(as) agricultores(as) familiares no momento de acessarem políticas públicas diferenciadas, adquirir insumos e equipamentos, melhorar a qualidade de suas produções e acessarem os mercados para comercialização.
Este é o segundo ciclo deste curso em português, que teve sua primeira edição em 2020, e acontece mais uma vez graças a uma potente parceria da COPROFAM e da CONTAG com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e a plataforma de ensino a distância Infocos. Também há o apoio financeiro do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), sob o marco do Programa Diálogos para Transformações Rurais (PDRT), que dá suporte a maioria das atividades da COPROFAM desde 2018.
Foram muitos meses de trabalho da equipe técnica do curso para criar uma metodologia que se adequasse à plataforma virtual e à vida dos/das estudantes, compreendendo que eles e elas trabalham no campo ou nos sindicatos e possuem rotinas cheias de tarefas. Dessa forma, nasceu um curso auto gestionado pelos participantes, que quer dizer que eles podem assistir as videoaulas e fazer as atividades em seu próprio ritmo dentro do tempo estabelecido para o curso, que é de seis meses. Tendo ao final um certificado de conclusão que comprova a validade de seus estudos ao longo desse tempo.
O presidente da COPROFAM e vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, convida a todos e todas os/as interessados(as) a se somarem nesta atividade. Estamos muito animados com esse novo ciclo de compartilhamento de conhecimentos para as pessoas que fazem a AFCI acontecer em cada um dos territórios do Mercosul Ampliado, comenta. Desejamos muito repetir o sucesso do segundo ciclo do curso, que aconteceu em 2020, e teve mais de 80% de aprovação dos alunos participantes. Iniciativas como essa nos ajudam a consolidar o projeto político de desenvolvimento rural sustentável que imaginamos e trabalhamos conjuntamente para a AFCI latina, finaliza Broch.
As inscrições estão abertas até o dia 15/06, e podem ser feitas pelo seguinte formulário online:https://forms.gle/Jfuv26mEzaWomPoV9 FONTE: Gabriella Avila - Correspondente de Comunicação da COPROFAM