A defesa de uma saúde pública de qualidade sempre foi bandeira de luta do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Neste sentido, a CONTAG se uniu no ano passado a diversas entidades do campo e da cidade para aprovar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre o repasse de 10% das receitas brutas da União destinadas à Saúde Pública Brasileira. Para que o PL seja apresentado à Câmara dos Deputados, é preciso recolher 1,5 milhão de assinaturas.
O MSTTR tem como meta contribuir com 100 mil assinaturas. Até o momento foram recolhidas pela CONTAG, Federações e Sindicatos cerca de 20 mil assinaturas. Portanto, a Campanha Saúde + 10 continuará até atingir a marca de dois milhões de assinaturas. Por esse e outros motivos é que a CONTAG reforça a convocação às FETAGs e STTRs para que a campanha seja intensificada e atinja o seu objetivo até o mês de julho desse ano. Já foram enviados ofícios e orientações sobre o abaixo-assinado e, no site da CONTAG, o formulário também está disponível no banner que se encontra na parte inferior da página principal. Depois de preenchidos, os formulários devem ser enviados para a CONTAG, em Brasília.
No momento de preencher o abaixo-assinado, caso alguma pessoa não tenha em mãos o título de eleitor, ela não precisa desistir da adesão à campanha. Basta colocar no verso da folha a data do seu nascimento e o nome completo da mãe. Essas informações são fundamentais para efetivar a participação no abaixo-assinado do Saúde + 10.
É importante destacar que o sucesso nesta iniciativa irá assegurar o repasse efetivo e integral desse recurso, contribuindo significativamente para a superação de diversas lacunas que impedem a universalização deste direito, sobretudo junto à categoria de trabalhadores(as) rurais. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi