Entre 7 e 12 de maio, a CONTAG, que está na coordenação-adjunta da Região Centro-Oeste no âmbito da Pesquisa Nacional Caracterização das Práticas Educativas com Crianças de 0 a 6 anos de idade Residentes em Área Rural, estará em Mato Grosso para participar da etapa qualitativa da pesquisa.
Esta etapa tem como finalidade estabelecer uma aproximação das condições da oferta e da demanda de educação infantil para crianças residentes em áreas rurais. Serão realizadas visitas e observações para elaborar um panorama da educação infantil do campo no país. Para isso, serão entrevistados secretários municipais de educação, professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, famílias das crianças e movimentos sindicais e sociais do campo.
Os municípios escolhidos para esta etapa da pesquisa foram selecionados por amostra sorteada para cada região do Brasil e atendem crianças de 0 a 3 anos e de 4 e 5 anos, residentes em áreas rurais. Outro critério para a seleção dos municípios foi a presença nas escolas de populações do campo definidas segundo as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.
Em Mato Grosso, dois municípios foram selecionados: Nova Mutum e Guarantã do Norte. Em ambos, haverá a participação dos sindicatos dos trabalhadores rurais nas entrevistas.
FONTE: Assessoria da secretaria de Políticas Sociais da CONTAG