O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fonteles, recebeu dirigentes das Fetags e representantes das secretarias de Política Agrícola e Política Agrária e Meio Ambiente da Contag nesta sexta-feira (9) para dar resposta às reivindicações apresentadas pelo Grito da Terra Brasil.
Entre as novidades, o secretário destacou a possibilidade de garantir R$ 500 milhões para que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) opere o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Outro avanço é a criação de um Fundo Nacional de Promoção da Agricultura Familiar no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB). Segundo Fonteles, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se encarregará do assunto.
Ele também deu atenção à reivindicação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) quanto à publicação imediata da portaria interministerial de atualização dos índices de produtividade. Segundo ele, o caso será levado ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para que seja solucionado o quanto antes.
O secretário de Política Agrícola da Contag, Antoninho Rovaris, afirma estar otimista com o resultado de algumas discussões com o governo. "Se comparadas aos Gritos passados, eu acho que as negociações estão dentro da média das nossas expectativas. Estamos muito satisfeitos pela receptividade e pelo andamento das negociações", afirma. FONTE: Danielle Santos