Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
NOTA OFICIAL
CONTAG repudia o golpe no Paraguai e defende a democracia e os direitos dos agricultores paraguaios
WhatsApp

02 de Julho de 2012



TEMAS RELACIONADOS:
nota oficial

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) manifesta seu repúdio e condenação ao golpe de Estado perpetrado ao presidente Fernando Lugo, eleito democraticamente pelo voto direto do povo paraguaio.

A CONTAG manifesta total apoio e solidariedade ao povo paraguaio, especialmente, aos agricultores e camponeses sem terra que no seu direito constitucional e soberano fazem a luta legítima pela reforma agrária, como forma de conquistar o acesso a terra, produzirem e alimentarem suas famílias, contribuindo assim, para o desenvolvimento do campo.

Repudiamos a ação golpista dos setores conservadores de direita que se valeram da maioria parlamentar para condenar e derrubar o Presidente num processo de impeachment sem direito a defesa, mediante o simples pretexto da ingovernabilidade no confronto entre policiais e camponeses, durante ação de reintegração de posse de um latifúndio ocupado por agricultores e camponeses sem terra. Essa ação representa um duro golpe à democracia conquistada com muita luta pelo povo paraguaio.

O Paraguai tem uma realidade agrária perversa e injusta onde 80% da terra é ocupada e controlada por 3% da população. Segue aumentando a concentração e a estrangerização das terras paraguaias, pressionando e expulsando os agricultores familiares de suas pequenas áreas de terra, aumentando o êxodo rural e o contingente de agricultores e campesinos sem terra.

Frente a essa realidade, as organizações dos agricultores familiares e campesinos sem terra do Paraguai são obrigadas a reagir e organizar a luta em defesa da agricultura familiar e da reforma agrária como forma de garantir o acesso a terra e aos recursos naturais indispensáveis para que as famílias de agricultores e campesinos permaneçam no campo produzindo alimentos para a população do país.

Apoiamos e consideramos urgente uma reação por parte dos Governos do MERCOSUL e da UNASUL, frente ao golpe de Estado, usando os instrumentos legais cabíveis para estabelecendo condições para que o povo paraguaio consiga restabelecer a ordem constitucional e democrática no país. Mas, além disso, compreendemos que é preciso evidenciar os graves problemas fundiários existentes no Paraguai, que exigem uma solução profunda e estrutural. Apoiamos, pois, incondicionalmente as lutas pela reforma agrária e pela regularização e democratização da terra e direito ao trabalho, a vida, a liberdade e a soberania.

A CONTAG, suas 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) filiadas e os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) reafirmam a posição de repúdio ao Golpe de Estado e de total apoio e solidariedade às organizações de agricultores familiares e campesinos que lutam pela reforma agrária e ao povo unido na grande reação para a volta de Fernando Lugo na presidência do Paraguai, restabelecendo a democracia, necessária para dar continuidade às mudanças sociais que a população tanto precisa. FONTE: Direção da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico