Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COOPERATIVISMO
CONTAG realiza Oficina de Capacitação em Cooperativismo e Associativismo em Juazeiro - BA
WhatsApp

18 de Abril de 2023


COPROFAM
TEMAS RELACIONADOS:
associativismo
cooperativismo
oficina de capacitação

Em uma ação política em prol do fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo na agricultura familiar, a CONTAG promoveu uma Oficina de Capacitação sobre o tema em Juazeiro, na Bahia, entre os dias 12 e 14 de abril.  Foram três dias de troca de conhecimento e informações, com apresentações de casos de sucesso de cooperativas de três estados do Nordeste, seminários temáticos com representantes do governo federal e visitas de campo a associados de uma cooperativa da região. Participaram representantes de Federações do Sistema CONTAG, de cooperativas e das demais organizações envolvidas.  

A atividade foi organizada pela CONTAG, junto à Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM), rede de organizações latinoamericanas da qual a CONTAG é filiada, e também à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) e a TRIAS, organização não governamental internacional.


A oficina iniciou-se com as cooperativas COOPERBAC, da Bahia, COOPONTAL, de Pernambuco, e COOPERXIQUE, do Rio Grande do Norte, que participaram do Projeto FO4LA, executado pela COPROFAM com recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e da União Europeia. Essas cooperativas tiveram acompanhamento das organizações envolvidas no projeto para prepararem seus Planos de Negócio, investirem os recursos recebidos nas prioridades identificadas, e gerar transformações importantes para o desenvolvimento do trabalho cooperativo que desenvolvem nas comunidades em que estão localizadas.

No primeiro dia houve exposição dos resultados do trabalho executado pela COOPERXIQUE, COOPERBAC E COOPONTAL ao longo dos meses em que o projeto esteve vigente. O FO4LA foi iniciado em meados de 2022, e além dessas cooperativas brasileiras, contemplou outras cooperativas do Peru, Bolívia e Paraguai. 

A secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques, acompanhou o projeto ao longo de sua execução, e explica mais sobre ele: “O FO4LA possibilitou uma reestruturação de aspectos importantes das cooperativas, como visão financeira, lançamento de produto e aprimoramento de produção. Além do olhar para o âmbito financeiro, também houve um olhar para a área social dessas organizações, onde pelo menos duas delas tiveram forte envolvimento das mulheres e da juventude local na aplicação do projeto”, explicou a dirigente, que também avaliou o FO4LA: “Os resultados apresentados foram muito bons, e seria ótimo que o projeto pudesse ser continuado para além do prazo estabelecido”.

Outra parte da programação, já no segundo dia, foi com seminários dedicados a temas como Assistência Técnica, linhas de crédito para cooperativas e seus cooperados, políticas de compras públicas e estratégias para fortalecer o cooperativismo, com apresentação de convidados dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e de Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), e também do coordenador do CRESOL Nordeste. O último dia ficou para visita da cooperativa COOPONTAL, a mais próxima de Juazeiro das três, e para algumas propriedades de associados(as) dela.

A avaliação da oficina pela secretária Vânia Marques foi muito positiva. “Foi um encontro muito importante para que federações e cooperativas estivessem juntas e pudessem conhecer os trabalhos que foram desenvolvidos pelo projeto com as cooperativas, tanto os pontos que avançaram quanto as dificuldades do processo. Foi uma oportunidade de aprofundamento da perspectiva do cooperativismo, e sobretudo de fazer esse movimento de rede entre as cooperativas e os estados participantes”, comentou a dirigente. 


Fonte: Gabriella Ávila – Jornalista da COPROFAM





WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico