Com o objetivo de capacitar os(as) contadores(as) e secretários(as) de Finanças e Administração da CONTAG e das Federações para adequarem a contabilidade das entidades às novas exigências da Receita Federal, inclusive a migração do sistema contábil de manual para o digital, a Confederação contratou uma empresa para realizar o Curso Novas Obrigações Acessórias para Imunes e Isentas, que ocorreu nos dias 3 e 4 de novembro, no CESIR/CONTAG, em Brasília. “As exigências estão aumentando e os Sindicatos, as Federações e a própria CONTAG precisam se capacitar para cumprir com a legislação. Nós estamos realizando essa capacitação e depois as FETAGs irão replicar esse curso nos estados”, explicou Aristides Santos, secretário de Finanças e Administração da CONTAG.
No primeiro dia, o instrutor Daniel Tavares tratou do SPED Contábil e Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Já no segundo dia, o instrutor Fábio João Rodrigues trabalhou o tema eSocial.
“Se as Federações e Sindicatos não cumprirem com a legislação do ponto de vista das suas normas contábeis, os prejuízos financeiros e políticos serão grandes para a nossa organização. Então, temos uma grande necessidade de que o corpo técnico do movimento sindical se prepare e que as direções compreendam esse processo para poder não só equipar as Federações com as condições para que os contadores(as) façam bem o serviço, como também replicar esse curso na sua base, orientando bem os nossos sindicatos”, destacou o dirigente, que ainda avaliou de forma positiva a participação das Federações na atividade. “Estamos muito satisfeitos com a presença dos secretários(as) de Finanças e Administração e dos contadores e contadoras das Federações. Percebemos o interesse deles nesse debate e esperamos que essa capacitação surta um bom efeito.”
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi