Nesta quarta e quinta-feira, 09 e 10 de outubro, foi realizada a Oficina Nacional de capacitação sobre elaboração de documentos burocráticos pela Secretaria Geral da CONTAG, no auditório Margarida Alves, em Brasília. O objetivo do evento foi capacitar secretários e secretárias gerais e assessorias das Federações filiadas, bem como as Coordenações Regionais da CONTAG sobre a elaboração de documentos para o 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (14º CNTTR).
“Os secretários e as secretárias gerais têm um papel fundamental. Eu falo que nós cuidamos do coração da Federação ou do Sindicato, afinal, tudo passa pela Secretaria Geral. Eu fico muito grata por essa oportunidade, por acompanhar a renovação que está acontecendo e os encaminhamentos a partir destes dias”, compartilhou a secretária geral da CONTAG, Thaisa Daiane Silva.
A programação da oficina contou com apresentação do calendário do 14º CNTTR, orientações sobre as normas e procedimentos previstos no Regimento Interno do Congresso e explicações sobre a realização das Plenárias de preparação.
Também foram apresentadas as Comissões Temáticas para a discussão do Documento Base do 14º CNTTR, sendo elas responsáveis por discutir também os temas transversais, como os desafios para a agricultura familiar e do MSTTR; o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS); o plano de lutas; e sobre o tema “Organização, estrutura sindical e sustentabilidade político-financeira”.
“Fiquei muito feliz pelo debate e pelas sugestões que foram propostas. No meu ponto de vista, a preparação pra qualquer coisa na vida é, talvez, o principal motivo do sucesso no final. Então, o papel de vocês, secretários e secretárias, nas Federações é extraordinário e muito importante para o êxito do nosso Congresso”, afirmou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
O 14º Congresso dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CNTTR) será realizado nos dias 01 a 03 de abril, no CNTI, em Luziânia (GO).
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG