Nesta quarta-feira (23), em João Pessoa/PB, aconteceu a XVIII Reunião do Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste/NE, onde foram definidas ações que serão desenvolvidas pelo Fórum para 2022/2023, como a I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária; a Integração dos Serviços Estaduais de Inspeção Agropecuária (SUSAF/NE); o Sistema Integrado de Informações da Agricultura Familiar (SIRAF/NE); a criação da Rede ATER Nordeste da Agricultura Familiar, entre outras agendas estratégicas.
Essa foi a primeira Reunião do Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste/NE depois da pandemia provocada pela Covid-19. O evento reuniu vários(as) gestores(as) dos Governos dos Estados e também de entidades sindical e movimentos sociais do campo nordestino. Dentre os(as) presentes, esteve e contribuiu com o debate, o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
Na discussão de conjuntura saíram sugestões para que a agricultura familiar tenha uma atuação mais forte e proativa nos Governos (Federal, Estaduais e Municipais), inclusive com Ministério e Secretarias Específicas, e bons orçamentos para garantir a soberania e segurança alimentar e nutricional da população, pois os modelos de gestão pública adotados até agora favorecem e mantêm historicamente a hegemonia do agronegócio.
Outra deliberação foi a realização da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, a ser realizada no mês de junho deste ano, em Natal/RN, reunindo produções e inovações tecnológicas da Agricultura Familiar de todo o Nordeste.
Construiremos em uma breve reunião da CONTAG com as Federações do Nordeste, a nossa participação na I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, onde além de produções e tecnologias, poderemos ampliar o debate sobre a Década da Agricultura Familiar e anunciar naquele espaço, a Marcha das Margaridas 2023, dentre outras pautas de interesse da nossa categoria, firma o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
Vale ressaltar, que de acordo com dados do Censo do IBGE de 2017, 79% dos estabelecimentos agropecuários do Nordeste são da Agricultura Familiar, respondendo por 47% de todos os estabelecimentos da Agricultura Familiar do Brasil.
Dentre os principais produtos da agroindústria rural da agricultura familiar, o Nordeste produz 62% do total de arroz em grão produzido pela Agricultura Familiar no Brasil; 100% da Cajuína; 86% de óleos vegetais; 42% da rapadura; e 69% da carne do sol. FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes