A direção e assessoria da Contag estão analisando de forma criteriosa e detalhada o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB), que propõe mudanças no Código Florestal. A nota oficial que será divulgada amanhã (quinta-feira) deverá expressar os anseios da agricultura familiar brasileira.
“Nós sempre defendemos a conciliação entre a produção agrícola e a preservação ambiental. A nossa posição será equilibrada e coerente com as propostas construídas em conjunto com as federações e os sindicatos, que foram apresentadas ao governo federal e ao Congresso Nacional. Portanto, não vamos cair nos extremos que permearam a discussão na Comissão Especial”, adianta Alberto Broch, presidente da Contag.
Contag também considera que as audiências públicas organizadas pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados nos estados foram importantes para defender as propostas da agricultura familiar e denunciar o processo de criminalização que os agricultores familiares vinham sofrendo em todo o País.
O presidente da Contag espera que o relatório do deputado Aldo Rebelo seja votado pela Câmara dos Deputados com urgência. “Nós temos pressa porque a sobrevivência de milhares de produtores rurais depende da adequação da legislação ambiental ao modelo de produção familiar”, cobra Broch. FONTE: Ronaldo de Moura, Agência Contag de Notícias